Buscar no Cruzeiro

Buscar

Treinamento

CT Nakagawa oferece aulas de vôlei para mais de cem crianças

13 de Fevereiro de 2025 às 21:30
Thaís Marcolino [email protected]
Projeto nasce da célula de uma igreja: atletas de toda parte do Brasil
Projeto nasce da célula de uma igreja: atletas de toda parte do Brasil (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Há nove meses, Sorocaba ganhou o primeiro Centro de Treinamento e Desenvolvimento de Voleibol, o CT Nakagawa. Apesar do pouco tempo de vida, o projeto tem conquistado reconhecimento, troféus e medalhas em campeonatos regionais e estaduais.

Nas categorias sub-17 e sub-19, por exemplo, os feitos foram significativos. Nas modalidades feminino e masculino para jogadores menores de 17 anos e no masculino para atletas de até 19 anos, a Liga Regional, realizada em Campinas, rendeu bons frutos. O CT Nakagawa foi campeão e passou à frente de grandes times da região.

Outro campeonato que marcou a equipe sorocabana foi a Taça Paraná. Na ocasião, obteve a oitava colocação na tabela de melhores times da América Latina. O CT Nakagawa, inclusive, foi o único do Estado a conseguir uma posição na Série Ouro.

Já na categoria sub-15, também no Campeonato Paulista, os atletas ficaram em 14º lugar.

Como começou

O projeto tomou forma, oficialmente, em 31 de março do ano passado. Partiu de uma célula de igreja aos fins de semana. No local, o resultado na terapia das crianças com ansiedade era muito bom. Então foi pensado em algo maior. Assim, as atividades no CT têm como inspiração a filosofia de treinamento de alto rendimento de Minas Gerais, onde a base é forte.

Atualmente, o CT Nakagawa conta com alguns patrocínios diretos que têm realizado o sonho de mais de cem atletas que compõem os times de rendimento. Os atletas vêm de toda parte do País.

Como funciona

Conforme Silvana Nakagawa, uma das idealizadoras do projeto, as categorias de base recebem o treinamento inicial nas pré-equipes do CT. Já na categoria principal há ainda o apoio de fisioterapia, nutrição, preparação física e professores com formação pela Confederação Brasileira de Vôlei.

“Gostaríamos de agradecer o apoio de Sorocaba, mas também exaltar que o projeto todo foi financiado por um homem que tinha Deus no coração e fez toda parte sem fins lucrativos. A Deus nós glorificamos a força e o sucesso do projeto, pois temos visto o milagre acontecer todos os dias”, agradece Silvana.