Sem luz, não dá!
Prefeitura restabelece energia do CIC e São Bento joga à noite
Fiação elétrica do estádio havia sido furtada e isso poderia provocar a antecipação da partida
O jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Paulista Série A2 entre São Bento e Ituano está mantido para as 19h30 desta quarta-feira (29). A confirmação vem da Prefeitura de Sorocaba. A partida corria o risco de ser antecipada para o período da tarde, pois a fiação elétrica do Estádio Municipal Walter Ribeiro, o CIC, havia sido furtada na sexta-feira (24) passada.
Na tarde desta segunda-feira (27), por meio de nota, a Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida (Sequav) garantiu que o serviço para o restabelecimento da energia elétrica já foi realizado. “As imagens registradas pelas câmeras de videomonitoramento do estádio já foram enviadas à Secretaria de Segurança Urbana que, por sua vez, as encaminhará para que a Polícia Civil realize a investigação”, complementa.
De acordo com regras da Federação Paulista de Futebol (FPF), em casos de imprevistos, é possível solicitar a troca de horário, por exemplo, em até 48 horas antes do início da partida. Para tanto, o presidente do São Bento, Almir Laurindo, contou ao Cruzeiro do Sul que não recebeu “nenhum documento da prefeitura solicitando a mudança”. Por isso, não deu entrada no pedido junto à organização.
Informações extraoficiais dão conta de que um outro furto dos fios, bem como de materiais como cadeiras, foi praticado na semana em que o time sorocabano receberia o Votuporanguense, no CIC, pela segunda rodada da Série A2. A prefeitura, inclusive, confirma: “Sim, teve também uma ocorrência na madrugada do dia 18 de janeiro, quando foi furtada a fiação elétrica da empresa contratada que opera as catracas do estádio. Foram providenciadas novas fiações e o jogo ocorreu normalmente”.
Falta segurança
Torcedores que frequentam o estádio reclamam de falta de segurança, sobretudo nas imediações. Alegam que há a presença da Guarda Civil Municipal (GCM) no local apenas quando são realizados eventos oficiais. No entanto, a corporação rebate: “A GCM mantém equipes atuantes 24 horas por dia, realizando o patrulhamento preventivo nos espaços e próprios públicos, com vistas à segurança do patrimônio e, principalmente, da população, seguindo o que preceitua a Constituição Federal e a Lei Federal 13.022/14”.
A prefeitura acrescenta que, no ano passado, realizou 1.064 patrulhamentos preventivos na região do CIC. Já neste ano, até semana passada, foram 136 patrulhamentos. Por fim, atesta que a população pode colaborar com os trabalhos acionando os telefones 153 (GCM) e 190 (PM), em caso de denúncias envolvendo criminalidade ou outros tipos de irregularidades.