Título
Repeteco na final
Seleção de Votorantim e Corinthians voltam a se enfrentar pela Copinha Sub-15 e, agora, em jogo que vale título
Seleção de Votorantim e Corinthians fizeram a abertura da 29ª Copa Votorantim de Futebol Sub-15, no dia 17. Na ocasião, a equipe da Capital venceu por 3 a 0. Hoje (26), o time local tem a chance de dar o troco e, de quebra, ainda conquistar o título da competição, pois volta a encontrar o adversário, às 10h, no Estádio Municipal Domenico Paolo Metidieri.
Para chegar à final, a Seleção de Votorantim goleou o São Bento por 4 a 1, anteontem (24) à tarde, enquanto o Corinthians precisou dos pênaltis — 4 a 2 — para eliminar o Noroeste depois do 0 a 0 no tempo regulamentar. Nesta manhã, ninguém tem vantagem, ou seja, se o jogo terminar empatado, segue aos pênaltis.
A entrada é gratuita, mas a Secretaria de Esporte de Votorantim, organizadora do torneio, pede a doação de um quilo de alimento não perecível, exceto sal e fubá. Os mantimentos podem ser entregues no próprio estádio ou na sede do Fundo Social de Solidariedade — avenida Moacir Oséias Guiti, 51, Parque Morumbi.
Polêmica
Considerada a maior competição de futebol sub-15 do Brasil, a Copa Votorantim deste ano foi marcada por polêmicas e correu o risco até mesmo de não ser realizada. Prova disso é que, em dezembro, 16 clubes estavam confirmados no campeonato, mas 13 desistiram às vésperas alegando que o Corinthians infringiu uma espécie de código de ética do Movimento dos Clubes Formadores.
Pesa contra o alvinegro a acusação de ter aliciado um jogador de 14 anos que era do Palmeiras. Os integrantes do Movimento não compactuam com este tipo de conduta. Assim, alertaram à Secretaria de Esporte: se o Corinthians participar da Copinha, nós estamos fora. A Pasta, por sua vez, decidiu bancar a permanência da equipe da Capital e perdeu os demais times.
Com o auxílio do próprio Corinthians, a Secretaria de Esporte conseguiu outras nove equipes e, no início da tarde do dia 17, data da abertura, anunciou que o torneio estava mantido e, ao contrário do divulgado anteriormente, com 12 e não mais 16 times.
E o futuro?
Na ocasião, o secretário de Esporte, Anderson Remelli, disse que o Corinthians foi mantido, pois não caberia a eles fazer a exclusão. Justificou que a questão deveria ter sido resolvida entre os próprios clubes. “O governo municipal não entra nessa briga”, afirmou naquela época.
Para a temporada 2026, Remelli pensa em elaborar um regulamento mais rígido. Também acredita que os chamados grandes clubes — Palmeiras, São Paulo e Santos estão entre os que desistiram por causa do Corinthians — devem rever a posição e participar do campeonato. (Marcelo Macaus)
COPA VOTORANTIM SUB-15
Seleção de Votorantim x Corinthians
Quando: neste domingo, 26 de janeiro de 2025
Onde: Estádio Municipal Domenico Paolo Metidieri
Horário: 10h
Transmissão: Canais Rádio Cidade Legal e Programa TE Vejo Na TV no YouTube
Galeria
Confira a galeria de fotos