Buscar no Cruzeiro

Buscar

GP

Nas 1000 Milhas

Equipe de automobilismo de Sorocaba participa, neste fim de semana, do Grande Prêmio Cidade de São Paulo

22 de Janeiro de 2025 às 21:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Protótipo  está pronto para a prova que começa amanhã
Protótipo está pronto para a prova que começa amanhã (Crédito: LAVÍNIA CARVALHO)


Equipe de automobilismo de Sorocaba, a F4F Motorsport participa, neste fim de semana, do Grande Prêmio Cidade de São Paulo 1000 Milhas Chevrolet Absoluta 2025. A prova, que começa amanhã (24), em Interlagos, São Paulo, vai reunir 65 equipes, cada uma delas com quatro integrantes. O quarteto sorocabano ainda está sendo definido.

Fundador da F4F, Sérgio Góes, 54 anos, explica que a equipe está nos preparativos finais para representar bem a cidade. “Tudo o que a gente tinha que revisar no carro, estrutura, chassi, está encaminhado. Só está faltando acoplar o câmbio, porque ele está em revisão em São Paulo, mas chegando você engata e está pronto o carro”, comenta.

Além dos cuidados com o automóvel, a F4F também precisa organizar o tempo do trabalho no box. Para tanto, a equipe fez treinos em Piracicaba. “Nesses treinos nós demos, em média, 400 voltas. O que a gente normalmente treina é saber como vai ser o abastecimento do carro, como que é a troca de pneu, o tempo que demora para fazer isso, o que a gente precisa revisar no carro e a questão de temperatura do disco, do pneu etc.” detalha Sérgio.

Apesar da preocupação com o planejamento, a expectativa para a prova é alta. Um dos sócios da equipe, Nycollas da Silva, 27, acredita que há a chance, inclusive, de vencer na categoria protótipos. “Numa corrida não basta só você ter o melhor piloto ou ter o melhor carro. Uma corrida agrega tudo, desde a preparação pré-corrida, a equipe que vai trabalhar, como vai ser o processo da gestão de crise, porque tudo pode acontecer se um furar pneu, por exemplo”, discorre. “O clima é imprevisível. Pode começar no seco e acabar na chuva. Então, o fato de a equipe finalizar a corrida já é um marco muito grande, mas assim como todas as demais equipes, o nosso objetivo é vencer.”

Estratégia faz a diferença

Outro ponto importante da preparação é a estratégia da F4F Motorsport. “O diferencial das corridas de automobilismo de longa duração é a estratégia. Nós temos uma tática formada antes. A gente tem contato por rádio direto com o piloto. Então, nós temos uma regra: não viramos tempo como se fosse uma prova de sprint, de 12 ou 15 voltas. Essas mais curtas, a gente fecha a volta em Interlagos em 1 minuto e 45 segundos. Na endurance [mais longa] a gente vai fechar com 1m54s, um tempo bem maior até manter o carro por mais tempo”, ensina Sérgio Góes.

Ainda conforme ele, para a estratégia ser bem-sucedida é necessário que o piloto esteja de acordo com o combinado para não “estressar” o motor do carro. “A gente brinca que o piloto tem de ser o reloginho. Se a gente pré-determinar que ele vai fazer a volta em 1m54s, ele tem de fazer o mais próximo de 1m54s. Nós temos a cronometragem, então a gente fala para apertar ou tirar o pé”, ressalta.

Sérgio Góes acrescenta que, na estratégia, há os observadores que informam se o carro que está vindo atrás está rápido, se há uma batida ou um objeto na pista. “Tem de ter essa comunicação direta com o piloto. Se ele entra e não corresponde a estratégia, volta para o boxe justamente para não ter o perigo de quebrar nosso carro.”

Outras competições

Além das 1000 Milhas em Interlagos, neste fim de semana, os responsáveis pela F4F Motorsports querem participar de outras competições ao longo do ano. “Em 2025, a nossa previsão é participar do máximo de provas possíveis”, diz Nycollas da Silva. “Há mais 12 corridas que a gente pretende participar apenas com o protótipo. O nosso objetivo é ganhar a maior experiência possível visando à temporada 2026.”

Como tudo começou

A equipe sorocabana de automobilismo foi criada em 2018 pelo jornalista Sérgio Góes. Paulistano, ele decidiu se mudar para Sorocaba em 2019 depois que se recuperou de problemas de saúde. No ano passado, Nycollas e Carlos Rodrigues de Campos, 44, se juntaram a Sérgio para, então, renovar a F4F Motorsport. (Lavínia Carvalho - programa de estágio)

 

Três categorias em disputa

 

O Grande Prêmio Cidade de São Paulo 1000 Milhas Chevrolet Absoluta 2025 que começa amanhã (22), em Interlagos, se estende até domingo (26) com três categorias em disputa: protótipos, GT e turismo. Classificada como a mais tradicional prova endurance do Brasil, a corrida de 12 horas terá transmissão pela Band

Sports e pelo canal Race TV no YouTube. Estão previstas ainda provas de F1600, gold classic e gold turismo. (Da Redação)

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos