Academia
Universidade desenvolve luvas para paratletas
Cinco paratletas de Sorocaba que fazem parte do projeto Atletismo Paralímpico, da Associação Criança Feliz, receberam luvas confeccionadas por meio de impressão 3D no FabLab do Centro Universitário Facens. As luvas ajudam a melhorar o desempenho nas provas e assim os paratletas podem garantir a participação em competições futuras.
Treinados por Willian Santos, eles buscaram a ajuda do Centro Universitário Facens. A conexão se deu por meio do Laboratório de Inovação Social (LIS) Facens — em parceria com o Fab Lab da Instituição — um laboratório-oficina que oferece fabricação digital e um conjunto de ferramentas controladas por computador.
De acordo com Tamara Nanni, do LIS Facens, “a principal utilidade dessas luvas é proporcionar maior conforto aos paratletas, pois são feitas em impressoras 3D e com material ABS. Isso permite que elas sejam feitas em tamanhos diferentes.
Os paratletas que foram beneficiados com a ação são Ieda, de 28 anos, que compete oficialmente e é a segunda do Brasil na prova dos 100m rasos na classe T53; Gabriel Henrique Martins, 12 anos, que conquistou o 3º lugar nas Paralimpíadas Escolares Nacionais em 2023; Jhonatan da Costa e Alice Garcia, ambos de 11 anos, que competirão pela primeira vez na prova dos 60m nas Paralimpíadas Escolares; e Isaac Carvalho, 17 anos, que utiliza a luva há mais tempo, com excelente desempenho. Atual 3 colocado do Campeonato Brasileiro Sub-20 na classe T34, ele competirá no Campeonato Paulista, em setembro. (Da Redação)