Paris 2024
Brasil perde, mas vai às quartas
Marta foi expulsa depois de acertar chute na cabeça de jogadora espanhola
Contra a favorita Espanha, o Brasil perdeu por 2 a 0 no futebol feminino, ontem (31), mas se garantiu nas quartas de final como um dos melhores terceiros da Olimpíada de Paris-2024. A partida pode ter marcado a despedida de Marta, que foi expulsa nos acréscimos do primeiro tempo, disputa seus últimos Jogos Olímpicos e terá de cumprir suspensão no mata-mata contra a França, no sábado (3).
Depois da derrota, o Brasil tinha de secar rivais ao longo do dia. Mas bastou o encerramento do Grupo B para a classificação se confirmar. Austrália e Zâmbia podiam ultrapassar as brasileiras, mas tropeçaram.
Com os mesmos três pontos da seleção de Arthur Elias, bastava um empate às australianas diante dos Estados Unidos, mas acabaram derrotadas por 2 a 1, ficando atrás no saldo de gols (-2 do Brasil e - 3 da Austrália). Zâmbia tinha de golear a forte Alemanha, mas acabou somando a terceira derrota, desta vez por goleada de 4 a 1.
A expulsão de Marta se deu após voadora em Olga Carmona no estádio de Bordeaux. Logo após o lance, ainda no chão, a meia foi aos prantos, percebendo a intensidade do lance, e foi auxiliada por suas companheiras.
Foi o terceiro jogo seguido que Arthur Elias, treinador da seleção brasileira, mudou a formação inicial para a partida. Em relação à última partida diante do Japão, a equipe teve sete mudanças no time titular — incluindo o retorno de Tamires. Contra a Espanha, o treinador optou por se reforçar defensivamente e, no primeiro momento, evitar a derrota — que dificultaria a classificação da seleção às quartas.
Já classificada, Montse Tomé, treinadora da seleção espanhola, poupou uma série de titulares para o jogo, como Aitana Bonmatí, campeã mundial em 2023.
Nos primeiros minutos, o plano do treinador funcionou. Compacto e com as linhas baixas, a seleção espanhola centralizava as ações ofensivas em jogadas aéreas. Pelo ar, a Espanha chegou a ir às redes com Lucía García, mas a arbitragem marcou impedimento de Patri Guijarro.
A expulsão de Marta, na reta final do primeiro tempo, foi o ponto de virada da partida. Depois de um cruzamento da Espanha na grande área, Marta perdeu o tempo da bola e acertou um chute na cabeça de Olga Carmona. Logo após o lance, a camisa 10 começou a chorar em campo, percebendo a intensidade da falta e que seria expulsa da partida. (Estadão Conteúdo)