Mirando na liderança
Desfalcado, Palmeiras tenta frear reação do Fluminense no Maracanã
O Palmeiras sobe ao gramado do Maracanã, no Rio, hoje (24) às 21h30 (horário de Brasília), com a missão de frear a reação do Fluminense no Campeonato Brasileiro para se manter na cola do líder Botafogo. Para o duelo da 19ª rodada, o último do primeiro turno, o time alviverde vai contar com o retorno do volante Richard Ríos, vice-campeão com a Colômbia na Copa América.
A equipe comandada por Abel Ferreira ocupa a vice-liderança, com 36 pontos, apenas três a menos do que o Botafogo, que encara o São Paulo às 19h30. Em caso de derrota dos cariocas, os palmeirenses fisgam a liderança tirando a diferença de dois gols de saldo, podendo encerrar a rodada como campeão simbólico do primeiro turno. O time alviverde ainda não figurou no topo da tabela na atual edição do Brasileirão.
“Desde que estou aqui, creio que este será o ano mais difícil”, disse Abel, após a vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, no sábado (20). “Várias equipes se reforçaram. O ano passado já foi, mas creio que esse ano vai ser mais apertado ainda a disputa pelo título.”
O retorno de Richard Ríos acirra a disputa no meio-campo do Palmeiras. A tendência é que o colombiano inicie no banco de reservas diante do Fluminense, com Zé Rafael e Aníbal Moreno entre os titulares. Gabriel Menino, que balançou as redes na rodada passada, deu conta do recado na ausência do companheiro e corre por fora na briga por uma vaga entre os 11 iniciais.
A volta de Ríos é um alento para Abel Ferreira, que está com desfalques importantes no time titular. O zagueiro Murilo sofreu uma entorse no tornozelo direito diante do Cruzeiro e deve ficar fora por pelo menos três semanas. O lateral-direito Mayke tem um edema na coxa e também pode ser desfalque nesta quarta-feira. A tendência é que Naves e Marcos Rocha sejam titulares contra o Fluminense.
Cabe ressaltar que o prodígio Estêvão se recupera de torções no tornozelo e no joelho esquerdos, enquanto o lateral-esquerdo Piquerez passou por cirurgia para corrigir problema no menisco do joelho esquerdo e corre risco de não jogar mais em 2024. Para o duelo de hoje, Abel está suspenso e o time deve ser orientado à beira do campo pelo auxiliar técnico João Martins.
Pelo lado do tricolor carioca, os olhos estarão voltados para Thiago Silva. O zagueiro de 39 anos vai fazer o seu primeiro jogo no Maracanã no seu retorno ao Fluminense. Ele reestreou no domingo (21), quando foi um dos destaques na vitória por 1 a 0 sobre o Cuiabá, na Arena Pantanal. (Estadão Conteúdo)