Noite de golaços
São Paulo vence Athletico-PR e entra no G4 do Brasileirão
O São Paulo venceu o Athletico-PR por 2 a 1 pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira (3) na Ligga Arena, em Curitiba. O time da casa contou com força defensiva montada pelo técnico interino Juca Antonello, enquanto os são-paulinos apresentaram um rico repertório de ataque e contaram com oportunismo de Calleri para conquistar os três pontos e a posição no G4. O confronto direto, contudo, viu duas boas estratégias darem lugar a brigas e uma expulsão.
O meio de campo guardou um duelo a parte entre Lucas Moura e Fernandinho. O são-paulino foi mais exigido defensivamente para dificultar a saída de bola do volante. A superioridade do camisa 7 foi um dos elementos que deu mais controle do jogo ao São Paulo na primeira etapa.
No outro lado, o Athletico-PR era permissivo com as subidas dos visitantes. Mesmo jogando bem, ao chegar no último terço, os são-paulinos encontravam um ferrolho rubro-negro, que dificultava as conclusões. Leo Linck, reserva de Bento, que está com a seleção brasileira na Copa América, fez boas defesas.
O São Paulo aproveitou de espaços deixados pelas subidas do time paranaense. Ferreirinha, desmarcado no lado esquerdo, recebeu de Calleri após jogada de Igor Vinícius e conseguiu acertar uma bomba de canhota para abrir o placar.
A estratégia dos paulistas continuou em assumir protagonismo, com 63% de posse no primeiro tempo, além de pressionar a saída, principalmente em Fernandinho. Sobravam Zapelli e Christian. Eles até criaram, mas menos que o adversário.
Julimar teve dificuldades nas jogadas individuais. Quando conseguiu avançar, cruzou até Léo Godoy, que dominou e encontrou Fernandinho na entrada da área. Aproveitando o raro momento sem marcação, o camisa 5 deu chute rasteiro e empatou. O gol animou o time da casa. Ao final do primeiro tempo, o empate era justo depois de ambas as equipes mostrarem diferentes estratégias para atacar uma à outra.
A segunda etapa começou com domínio rubro-negro. Christian e Erick ocuparam mais espaços próximos dos atacantes. Foi quando estava melhor que o Athletico-PR errou em um recuo para o goleiro. Oportunista, Calleri interceptou e chutou em cima de Léo Linck, mas contou com sorte para ter o rebote e desempatar.
O atacante provocou Kaíque Rocha, que, antes, havia aplicado uma caneta entre as pernas do argentino. As trocas de farpas tomaram protagonismo no jogo, que perdeu em intensidade e qualidade. Com a partida parada, Wellington e Léo Linck discutiram. O goleiro do Athletico-PR foi chutar a bola, que estava com o são-paulino, e atingiu o adversário, o que lhe rendeu cartão vermelho por agressão.
Calleri continuou a desestabilizar emocionalmente os adversários, que entraram na pilha e não mostraram mais a mesma qualidade. A participação do camisa 9 para apoiar os colegas foi ainda maior depois que Luis Zubeldía foi expulso. O técnico já vinha de suspensão cumprida diante do Bahia. O auxiliar Maximiliano Cuberas, que substituiu o técnico na última rodada, também foi expulso. Ferreirinha, que levou terceiro amarelo, também será desfalque na próxima rodada.
Nos acréscimos, Jandrei arriscou para matar tempo com uma defesa em dois tempos e quase soltou a bola nos pés de Pablo. Após as vaias contra o Criciúma, o goleiro não teria paz por parte da torcida caso fosse responsável por um empate naquela altura da partida.
Com a vitória, o São Paulo entra no G4, com 24 pontos. O Athletico-PR tem 22 e cai para sexto. Os são-paulinos voltam a campo no sábado (6) contra o Red Bull Bragantino, no MorumBis, às 21h. No domingo (7), os paranaenses visitam o Altético-GO, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia, às 18h30. (Estadão Conteúdo)