Buscar no Cruzeiro

Buscar

Nos EUA

Copa América é teste para Dorival e Endrick

19 de Junho de 2024 às 22:45
Cruzeiro do Sul [email protected]
Seleção brasileira enfrenta a Costa Rica, na segunda-feira
Seleção brasileira enfrenta a Costa Rica, na segunda-feira (Crédito: RAFAEL RIBEIRO / ARQUIVO CBF (18/6/2024))

A 48ª edição da Copa América, que terá como palco os Estados Unidos, tem início hoje (20) com um contraste de gerações. Se Lionel Messi, dono de oito Bolas de Ouro, ensaia sua despedida pela Argentina, Vinícius Júnior lidera uma seleção brasileira sem Neymar no embalo da conquista da Liga dos Campeões, ao lado de Endrick. A competição será um teste tanto para o jovem de 17 anos quanto para Dorival Júnior, que teve tempo para treinar e dar a sua cara ao time nacional.

A Argentina deve ser o time a ser batido. Após superar o Brasil na final da Copa América de 2021, no Maracanã, em uma edição marcada pela pandemia de Covid-19, os argentinos viraram a chave. Além de ter encerrado uma seca de 28 anos (o último troféu havia sido o de 1993), eles vivem uma nova fase desde então. A partida de Argentina x Canadá, às 21h (horário de Brasília) de hoje, abre a competição.

Sem Neymar, que se recupera de lesão no joelho esquerdo, o Brasil chega à Copa América em um início de trabalho. Desde a queda para a Croácia nas quartas de final na última Copa do Mundo, as decepções se acumulam. Após as performances abaixo do esperado de Ramon Menezes e Fernando Diniz à beira do campo, Dorival Júnior chegou para “arrumar a casa” da seleção brasileira.

Dorival tem no elenco atletas do nível de Rodrygo (Real Madrid), Raphinha (Barcelona), Lucas Paquetá (West Ham) e Gabriel Martinelli (Arsenal). Preocupado em ajustar a equipe, o treinador tem um outro cuidado: preservar o jovem Endrick. Contratado pelo Real Madrid, ele mostrou seu faro de gol no triunfo sobre os ingleses, no empate com a Espanha e na vitória sobre o México. Embora tenha rechaçado comparações com Pelé e Ronaldo, Dorival trata o seu camisa nove com zelo.

No Grupo D, o Brasil faz seu primeiro duelo com a Costa Rica no dia 24, próxima segunda-feira. (Estadão Conteúdo)