Buscar no Cruzeiro

Buscar

justiça

Futebol comemora condenação por racismo contra Vini Jr.

10 de Junho de 2024 às 23:29
Cruzeiro do Sul [email protected]
"Que os outros racistas tenham medo", disse o jogador (Crédito: RAFAEL RIBEIRO / CBF (10/6/2024))

O mundo do futebol comemorou a “condenação histórica” a oito meses de prisão anunciada ontem (10) na Espanha contra três torcedores do Valência que insultaram com termos racistas em maio de 2023 o astro brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid.

“Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim. É por todos os pretos”, escreveu o atacante revelado pelo Flamengo em uma mensagem divulgada em suas redes sociais. “Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras. Caso contrário, estarei aqui para cobrar. Obrigado a La Liga e ao Real Madrid por ajudarem nessa condenação histórica”, acrescentou.

Os três torcedores, entre 18 e 21 anos, admitiram os atos, que provocaram uma onda de indignação internacional. Eles também serão proibidos de frequentar estádios de futebol para partidas da La Liga ou da seleção espanhola durante dois anos.

A princípio, os condenados, que não têm antecedentes criminais, não serão levados para uma penitenciária, uma vez que os juízes na Espanha costumam suspender as penas de prisão quando estas não superam dois anos de condenação.

Mas eles terão que pagar os custos vinculados ao processo, acrescenta o tribunal, segundo o qual os insultos racistas provocaram no jogador “sentimentos de frustração, vergonha e humilhação, com a consequente violação da sua dignidade”. A decisão é a primeira deste tipo emitida na Espanha. (AFP)