Dia de decisão
Real Madrid e Dortmund disputam final da Champions
O Real Madrid, maior vencedor da Liga dos Campeões (Champions) com 14 títulos, se apresenta como grande favorito na final do torneio continental contra o Borussia Dortmund, que chega como azarão depois de deixar outros fortes candidatos pelo caminho.
Tudo leva a crer que o time merengue, campeão espanhol nesta temporada, leva vantagem no jogo decisivo de hoje (1º), às 16h (horário de Brasília), em Wembley, mas o Dortmund chega após eliminar o Paris Saint-Germain de Kylian Mbappé na semifinal.
A última derrota do Real no principal torneio europeu foi em 1981, contra o Liverpool, em Paris. Depois, foram foram oito decisões e oito vitórias (1998, 2000, 2002, 2014, 2016, 2017, 2018 e 2022).
Apesar do peso da história, o Real Madrid prefere não ter a pressão de se sentir favorito. “Temos pela frente uma equipe que eliminou grandes como Atlético (de Madrid) e PSG. Vamos sofrer e lutar como em todas as finais”, afirmou o técnico Carlo Ancelotti,
Para o Borussia Dortmund, estar na final da Champions é algo muito mais extraordinário, já que será a terceira vez na história do clube. O único título veio em 1997, diante da Juventus. Mas em 2013, justamente em Wembley, o time foi derrotado pelo Bayern de Munique.
“Nosso objetivo é ganhar esta Liga dos Campeões. Para isso, temos que vencer os melhores e vamos enfrentar o clube que é o campeão absoluto da história do futebol, especialmente nesta competição”, ressaltou o técnico Edin Terzic, que aos 41 anos comanda o clube do qual é torcedor desde menino.