Buscar no Cruzeiro

Buscar

Automobilismo

Charles Leclerc é o pole do GP de Mônaco de F1

25 de Maio de 2024 às 22:14
Cruzeiro do Sul [email protected]
Leclerc, piloto da Ferrari, corre em casa neste domingo
Leclerc, piloto da Ferrari, corre em casa neste domingo (Crédito: ANDREJ ISAKOVIC)

Após igualar o recorde de Ayrton Senna, com oito poles consecutivas na Fórmula 1, Max Verstappen viu sua sequência ser interrompida ontem (25). O monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, fez o melhor tempo e conquistou a pole position do GP de Mônaco, prova do calendário em que a posição de largada é a mais determinante para o resultado final. Leclerc terá ao seu lado o australiano Oscar Piastri, da McLaren

Foi a 24ª pole do piloto da Ferrari, o que o isola como o segundo piloto da escuderia com o maior número de largadas na primeira posição. Na frente dele, aparece apenas o alemão Michael Schumacher, com 58. No estreito circuito de rua de Montecarlo, Verstappen larga na sexta posição após errar e tocar no muro em sua última tentativa de superar Leclerc no treino classificatório disputado ontem.

A preocupação que Leclerc teve para passar incólume pelas primeiras fases do treino de classificação não foi suficiente para impedir da frustração de dois grande nomes da Fórmula 1 atual.

Com um dos melhores carros da Fórmula 1, o mexicano Sergio Pérez, da Red Bull, não conseguiu passar sequer do Q1. Pérez, que ocupa a terceira colocação no Mundial, afirmou ao canal Band que teve problemas no aquecimento de pneus e larga na 16ª posição.

Outro que também decepcionou e ficou na primeira parte da sessão foi Fernando Alonso, da Aston Martin. O espanhol, que em 2023 conquistou o segundo lugar após largar na mesma posição, disse que enfrentou problemas de tráfego que o impediram de fazer uma volta mais rápida.

O grid, contudo, contou com mudanças na parte intermediária horas depois do treino. Isso porque os carros da Haas não foram aprovados na inspeção técnica da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e foram eliminados do grid. De acordo com a equipe americana, uma falha técnica causou a decisão da entidade

Assim, o alemão Nico Hülkenberg e o dinamarquês Kevin Magnussen perderam o 12º e o 15º lugares obtidos no treino classificatório A dupla terá que largar dos boxes. A punição favoreceu diretamente os rivais, que conquistaram até duas posições no grid de hoje. A largada está marcada para as 10h, no horário de Brasília. (Estadão Conteúdo)