Maior rigor
Fifa sinaliza suspensão de jogos por atos de racismo
Proposta com medidas mais rigorosas deve ser apresentada hoje
A Fifa, entidade máxima do futebol, apresentará uma proposta de medidas mais rigorosas contra casos de racismo em todas as suas 211 associações afiliadas. Entre as medidas está incluída a suspensão das partidas a partir de incidentes de ataques racistas.
A informação foi divulgada ontem (16) em uma carta de Mattias Grafstrom, secretário-geral da instituição, para as filiais. O documento deve ser apresentado hoje (17) em Bangcoc, na Tailândia.
Mattias Grafstrom propõe novas regras, avaliações, ações em campo e possíveis acusações criminais, adicionando o racismo no Código Disciplinar das Associações Membro da Fifa. Essas manifestações racistas seriam diferenciadas de outros acidentes, aplicando punições específicas e severas.
“Nós pressionaremos pelo reconhecimento do racismo como um delito criminoso em todos os países do mundo e, onde já por um delito, pressionaremos para que seja processado com a gravidade que merece”, disse Grafstrom. Ele ainda acrescentou: “Vamos pausar, suspender e abandonar jogos em caso de racismo, introduzindo um gesto padrão global para que os jogadores comuniquem incidentes racistas.” (Da Redação)