Isadora Florio é Brasil
Aluna do Colégio Politécnico disputa o mundial de BMX nos Estados Unidos
Isadora Rocha Benitez Florio, de 12 anos, representará Sorocaba e o Brasil no Campeonato Mundial de BMX, nos Estados Unidos, que começa hoje (12). A jovem, estudante do Colégio Politécnico — mantido pela Fundação Ubaldino no Amaral (FUA) — vê a oportunidade, acima de trazer qualquer troféu, de ganhar experiência.
Antes de embarcar e conseguir uma vaga no campeonato na modalidade racing — que inclui pistas projetadas com obstáculos, incluindo saltos e curvas fechadas —, a menina contou com a própria determinação para viajar e apoio de vários lados. “Nos preparamos por quase um ano para esse campeonato, vendendo pulseira feitas pela Isadora, além de ajuda de amigos com rifas e outros apoios , principalmente do Politécnico, onde ela participa do bolsa atleta”, explicou o pai de Isadora, Antônio Nelson Benitez Florio. Ele acompanha a filha na viagem.
Os treinos para esse momento tão significativo duraram um ano. A rotina não é das mais fáceis, mas o sonho fala mais alto. “Ela treina diariamente com o treino físico e técnico e tem acompanhamento psicológico e médico”, disse o pai. “Esse é o primeiro campeonato, então buscamos ganhar experiência, mas sem deixar de sonhar com o lugar mais alto do pódio”.
A determinação da Isadora é inspirada em vizinhos e atletas da modalidade. “Ela começou no BMX vendo seus vizinhos, que também são atletas, e com isso veio o interesse. Entrou na escolinha do Clube Sorocabano de BMX e nutriu a paixão pelo esporte. A sua inspiração é atleta australiana Saya Sakakibara e a atleta sorocabana Priscila Stevaux”, disse o pai.
Todo o interesse e esforço da garota é motivo de orgulho para os pais. “Nós da família ficamos com muito orgulho da determinação dela. A apoiamos, pois acreditamos que o esporte forja seres humanos melhores”, disse Antônio. A competição, a ser realizada em Rock Hill, conta com mais de 70 atletas na modalidade racing.