Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olimpíadas

Tocha olímpica é acesa para os Jogos de Paris

16 de Abril de 2024 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
 Revezamento começou ontem em Olímpia, na Grécia
Revezamento começou ontem em Olímpia, na Grécia (Crédito: ARIS MESSINIS / AFP (16/4/2024))

A quase 100 dias da abertura dos Jogos de Paris, o revezamento da tocha olímpica começou ontem (16) após a cerimônia de acendimento da chama no sítio arqueológico grego de Olímpia, durante uma cerimônia marcada por mensagens de esperança em um cenário internacional conturbado.

Em Olímpia, diante das ruínas do templo de Hera, que tem 2.600 anos, a chama dos Jogos Olímpicos que serão realizados na capital francesa entre 26 de julho e 11 de agosto foi acesa às 12h15 locais (6h15 de Brasília).

Devido ao céu nublado sobre a localidade que foi sede dos primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade, o acendimento não aconteceu com os raios do sol, como determina a tradição.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, insistiu na mensagem de esperança transmitida pela chama olímpica, símbolo da paz na antiguidade, acesa em um momento marcado por conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio.

A tocha foi levada para o antigo estádio olímpico para ser entregue ao primeiro participante do revezamento, o grego Stéfanos Duskos, campeão olímpico de remo em Tóquio em 2021. A nadadora Laure Manaudou, que conquistou a medalha de ouro dos 400 metros livres nos Jogos de Atenas-2004, o sucedeu como a primeira participante da França. (AFP)