Buscar no Cruzeiro

Buscar

Futebol

A "maldição" dos técnicos gaúchos no Flamengo pode ser quebrada por Tite

16 de Abril de 2024 às 11:52
Tite, técnico do Flamengo. Partida entre Flamengo x Fluminense pelo Campeonato Carioca no Maracanã.
Tite, técnico do Flamengo. Partida entre Flamengo x Fluminense pelo Campeonato Carioca no Maracanã. (Crédito: Depositphotos)

Em destaque devido à excelente temporada até o momento, neste domingo, Tite tem a oportunidade de quebrar a "maldição" e se tornar o primeiro treinador gaúcho a ser campeão pelo Flamengo em mais de 40 anos. Erechim, no Rio Grande do Sul, cidade natal de Tite, pode testemunhar esse feito, já que o último treinador gaúcho a alcançar esse feito foi Paulo César Carpegiani, em 1982. Naquela ocasião, ele conduziu o Rubro-Negro à conquista do bicampeonato brasileiro, de forma curiosa, em Porto Alegre, vencendo o Grêmio por 1 a 0.

As aspas que envolvem a palavra "maldição" são justificadas, especialmente considerando que o maior treinador da história do Flamengo, Claudio Coutinho, também é gaúcho, natural de Dom Pedrito. Antes do bicampeonato nacional, Carpegiani já havia liderado o Rubro-Negro nas conquistas do Carioca, da Libertadores e do Mundial, todas em 1981, com uma equipe cuja base foi montada por Coutinho entre 1978 e 1980.

O início dos fracassos dos treinadores gaúchos

Em outubro de 1989, quatro meses após conquistar o Carioca e encerrar um jejum de 21 anos sem títulos para o Botafogo, o porto-alegrense Valdir Espinosa assumiu o comando do Flamengo. Embora não tenha conseguido levar o time à final do Brasileiro, foi o responsável por duas partidas históricas: a vitória por 2 a 0 sobre o Vasco e os 5 a 0 sobre o Fluminense, na despedida de Zico.

Em 1990, o time começou mal o Carioca, perdendo para todos os rivais. A última derrota, por 2 a 0 para o Botafogo em 28 de abril, resultou na demissão de Espinosa. Apesar da crise de resultados, Espinosa era muito querido pelo grupo. O ídolo Júnior chegou a cogitar aposentadoria em protesto contra sua demissão. Foram 16 vitórias, 11 empates e 10 derrotas sob o comando do treinador, mas nenhum título.

Em 2006, Espinosa voltou ao clube, mas sua passagem durou menos de dois meses, com nove jogos, três derrotas, quatro empates e apenas duas vitórias. Para quem gosta de acompanhar jogos e arriscar palpites, a plataforma mostbet-pt.mobi é uma boa indicação.

As voltas de Carpegiani sem sucesso

Ídolo do clube tanto como jogador quanto como treinador nos anos 80, Carpegiani voltou ao Flamengo pela primeira vez em 2000. Sua passagem foi marcada por uma eliminação precoce no Rio São-Paulo e uma campanha irregular no primeiro turno do Carioca, culminando em uma goleada por 5 a 1 para o Vasco, conhecida como o "Chocolate da Páscoa", que garantiu a Taça Guanabara ao arquirrival. Foram 13 vitórias, cinco empates e quatro derrotas.

Em 2018, após a saída de Reinaldo Rueda, Carpegiani assumiu o cargo de treinador, apesar de ser cotado para ser coordenador do clube. Depois de 17 jogos, ele foi demitido junto com o executivo Rodrigo Caetano.

Celso Roth e Mano deixam o Flamengo sem deixar saudades

Em 2005, o Flamengo trocou o estilo ofensivo de Cuca pela retranca de Celso Roth, nascido em Porto Alegre. O rendimento do time foi abaixo do esperado, com apenas 22 gols em 20 jogos e uma defesa frágil.

Mano Menezes, natural de Passo do Sobrado-RS, também teve uma passagem conturbada pelo Flamengo, deixando o clube em um momento de dificuldades, apesar de ter conquistado a Copa do Brasil naquele mesmo ano.

Renato perde a Libertadores e dá vexame na Copa do Brasil

Renato Gaúcho, natural de Guaporé, começou sua trajetória como técnico do Flamengo em 2021, mas apesar de um início promissor, não conseguiu manter o desempenho, sofrendo derrotas na Libertadores e na Copa do Brasil.

Tite

Tite, conhecido por sua experiência e histórico de títulos, está ciente de que o Campeonato Carioca é apenas o começo das expectativas dos torcedores do Flamengo para 2024, mas uma vitória iminente pode ser o início de um ciclo positivo para o clube. Além disso, o treinador gaúcho de Caxias do Sul pode levar o Flamengo a se tornar o clube com mais títulos invictos no Campeonato Carioca. Atualmente, o Rubro-Negro divide a liderança desse quesito com o Vasco, ambos com seis títulos sem derrotas.