Brasil encara Espanha em amistoso contra o racismo
Partida será utilizada em campanha para se evitar ofensas a jogadores
Depois da vitória por 1 a 0 sobre a Inglaterra, em Wembley, o Brasil vai a campo às 17h30 (de Brasília) de hoje (26), no Santiago Bernabéu, estádio do Real Madrid, para encarar a Espanha. Mais do que buscar a segunda vitória sob o comando de Dorival Júnior, a seleção tem como objetivo enviar uma mensagem contra o racismo, em resposta aos ataques que Vinícius Júnior vem sofrendo em território espanhol como jogador merengue.
As lágrimas derramadas pelo jogador do Real na coletiva de ontem (25), na véspera do amistoso, deixam claro o quanto a jornada tem sido complicada. “Cada vez estou mais triste e tenho menos vontade de jogar. Mas não vou desistir”, disse o atacante, ao rebater críticas da imprensa espanhola.
O amistoso de hoje foi marcado justamente por causa do racismo sofrido pelo brasileiro na Espanha. A CBF e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) se uniram e organizaram a partida para divulgar a campanha com o lema “Uma só pele, uma só identidade”. A figura de Vini será utilizada como símbolo em diferentes ações no Bernabéu, como a colocação de cartazes em várias partes do estádio.
A CBF já fez uma ação contra o racismo na Espanha, em junho do ano passado, quando mandou os jogadores ao gramado com o inédito uniforme todo preto para vencer Guiné por 4 a 1, em Barcelona. Não houve registro de incidentes. Agora, no encontro do Brasil com a própria seleção espanhola, os organizadores do evento colocam o fato de a partida ser realizada na arena madrilenha como garantia de segurança ao atacante.
Titular contra a Inglaterra, Vinícius deve começar jogando mais uma vez, mas a escalação pode ter mudanças, conforme indicado por Dorival Júnior. Apesar do grande clamor popular para que o técnico comece jogando com Endrick, autor do gol da vitória contra os ingleses, a possibilidade já foi descartada.
“O Endrick não inicia como titular amanhã (hoje). Com certeza, ele ainda dará muitas alegrias à torcida madrilenha, não tenho dúvidas. É um garoto com um futuro brilhante pela frente. Tudo é questão de tempo, um amadurecimento um pouco maior. Mas, com certeza, a sua torcida o terá contra, infelizmente, mas por muitos minutos dentro de campo. Podem aguardar”, disse o treinador.
Assim como o Brasil agendou dois amistosos com europeus nesta Data Fifa, a Espanha organizou seu calendário com duas partidas contra sul-americanos. Antes do compromisso desta terça, jogando com um time misto, perdeu por 1 a 0 para a Colômbia, invicta há 20 partidas.
O técnico Luis de la Fuente dá muito valor ao duelo com a seleção brasileira. “Poderia ser uma semifinal ou final de uma Copa do Mundo. Sabemos o quão importante é para o nosso futuro.”
(Estadão Conteúdo)
Espanha x Brasil
Espanha - Unai Simón; Carvajal, Laporte, Le Normand e Grimaldo; Rodri, Mikel Merino (Álex Baena) e Fabián; Lamine Yamal, Dani Olmo e Morata
Brasil - Bento; Danilo, Fabrício Bruno, Beraldo e Wendel; Bruno Guimarães, João Gomes e Lucas Paquetá; Vini, Rodrygo e Raphinha
Árbitro - António Nobre (POR)
Horário - 17h30 (de Brasília)
Local - Santiago Bernabéu, em Madri, Espanha