Esportes
Ituano perde para o São Paulo e cai para a Série A2 do Paulistão
O time da cidade de Itu permaneceu por mais de 20 anos na elite do campeonato
O Ituano perdeu para o São Paulo, por 2 a 3, na tarde deste domingo (10), no estádio Novelli Júnior, e foi rebaixado para a Série A2 do campeonato Paulista em 2025. O Galo somou apenas seis pontos no Paulistão e terminou o torneio na lanterna do Grupo A. O time da cidade de Itu permaneceu por mais de 20 anos na elite do campeonato.
Já o São Paulo avançou às quartas de final do Campeonato Paulista, em primeiro lugar do Grupo D. Com o triunfo, o Tricolor chegou aos 22 pontos e fechou a primeira fase na liderança do Grupo D.
?? Nos acréscimos, o gol de @LucasMoura7 que deu a vitória ao Tricolor!
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) March 10, 2024
Ituano 2?? x 3?? São Paulo #VamosSãoPaulo ???????? pic.twitter.com/s9o0ta5w2a
A classificação do São Paulo foi dramática. O gol que garantiu a vitória e a vaga nas quartas saiu já aos 52 minutos da etapa final, marcado por Lucas Moura. Os outros gols do Tricolor foram de Ferreirinha, aos 18 minutos, e de Luciano, aos 35 da primeira etapa,. Na volta do intervalo, Zé Carlos fez os dois gols do Ituano de cabeça: o primeiro aos 26 minutos, contando com o desvio da zaga e o outro aos 43 da etapa final.
A equipe do Ituano comentou a derrota nas redes sociais.
Veja o texto na íntegra:
"É inegável que o Ituano não realizou uma boa campanha no Paulistão deste ano. Uma das piores desde 2010. Enfrentamos a mesma situação em outras quatro ocasiões. Escapamos do rebaixamento na última rodada em 2010 contra a Portuguesa no Canindé, no ano seguinte vencemos o Noroeste mas dependíamos de resultado que veio de outra partida. Em 2013, precisávamos vencer o Palmeiras no Novelli. A revelação da base, Marcão fez o gol aos 43' do 2º tempo e no ano passado chegamos na última rodada precisando vencer Santos. Vencemos por 3 a 0 e ainda conquistamos a classificação para as quartas de final. Chegando depois às semifinais, após eliminar o Corinthians.
Esses fatos contrastam com as boas participações no próprio futebol paulista. Além da semifinal no ano passado, o Ituano também se classificou em 2022 e 2019. E há 10 anos foi campeão em eliminando o Palmeiras na semifinal e vencendo o Santos na final de 2014.
Em âmbito nacional, nesse período, fez sua melhor campanha na Copa do Brasil em 2015, chegando às oitavas de final. Foi campeão Brasileiro da Série C em 2021 e no ano seguinte fez sua melhor participação na Série B brigando pelo acesso até a última rodada.
Fora os resultados dentro de campo, também é inegável que essa gestão colocou o Ituano em outro nível dentro do futebol paulista e brasileiro melhorando a estrutura interna, oferecendo boas condições de trabalho para atletas e funcionários, e valorizando as categorias de base. Com atletas revelados em Itu jogando no exterior com merecido reconhecimento pela qualidade e talento. Exemplo maior é Gabriel Martinelli, que foi convocado mais uma vez para a seleção brasileira.
O que houve neste ano foi um acidente de percurso. Vamos lembrar que no Paulistão, dos 16 clubes, 11 disputam as duas principais divisões do futebol brasileiro. Assim como já houve com outros clubes recentemente aqui no futebol paulista. Clubes que também estão na Série B e retornaram para a A1 do Paulista no ano seguinte. Temos a obrigação de retornar no mesmo ano à Série A1. Retornaremos mais fortes!".
Novorizontino
O outro classificado do Grupo D foi o Novorizontino, que superou a Portuguesa por 2 a 0 jogando em casa. A equipe do interior paulista fechou a primeira fase na segunda colocação, com 22 pontos - mesmo total do São Paulo, mas com saldo de gols inferior. Os dois se enfrentarão nas quartas final.
Já o São Bernardo venceu o Mirassol por 2 a 0 fora de casa, mas foi eliminado na terceira posição do Grupo D, com 21 pontos. O time, no entanto, encerrou a primeira fase entre os seis clubes com melhor campanha. O Mirassol também deu adeus ao Paulistão, na quarta e ficou em quarta e última posição do Grupo C,
VAI PEGAR FOGO!
— Paulistão (@Paulistao) March 10, 2024
Assim ficaram os confrontos das quartas de final do Paulistão Sicredi 2024 ????#PaulistãoSicredi pic.twitter.com/XIYK67ehH8
Água Santa dá adeus à classificação
O Água Santa entrou em campo sonhando com a classificação diante do já eliminado Corinthians, mas não saiu do 0 a 0 em casa, em Diadema. A equipe do ABC Paulista encerrou a primeira fase em terceiro lugar do Grupo B, com 15 pontos, atrás do líder Palmeiras (28) e da Ponte Preta (17), segunda colocada. O Timão fechou a fase classificatória em terceiro no Grupo C com 14 pontos, atrás do Bragantino (21), primeiro da chave, e do Inter de Limeira (17), o vice-líder.
Santo André só empata e está rebaixado
O Santo André chegou na tarde deste domingo (10) precisando de uma combinação de resultados para não ser rebaixado à Série A2 na próxima temporada. Além de vencer, e equipe dependia da derrota do Guarani diante do Red Bull Bragantino, já classificado às quartas na liderança do Grupo C. O Santo André até fez a parte dele. Ganhou em casa da Ponte Preta por 1 a 0, no estádio Bruno José Daniel. Mas o Guarani também garantiu os três pontos na tabela ao ganhar do Bragantino por 1 a 0 em Campinas, e o Santo André acabou fora da zona de classificação em terceiro lugar do Grupo A - o Santos (25) liderou a chave e a Portuguesa (10) ficou e segundo lugar.
Penúltimo na classificação geral da primeira fase, com oito pontos, o Santo André vai jogar a Série A2 do Paulistão em 2025. Já o Guarani escapou do rebaixamento, mesmo com a última colocação no Grupo B, ao somar 10 pontos. (Da Redação com Agência Brasil)
Galeria
Confira a galeria de fotos