Buscar no Cruzeiro

Buscar

Esportes

Após críticas, Estado cancela evento de drift no Ibirapuera

15 de Fevereiro de 2024 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Pista de atletismo foi danificada
Pista de atletismo foi danificada (Crédito: REPRODUÇÃO / INSTAGRAM @QUINCAJCRUZ)

Após ser alvo de críticas da comunidade do atletismo brasileiro, a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo recuou e decidiu ontem (15) realocar o evento de drift, antes marcado para acontecer sobre a pista de atletismo do Estádio Ícaro de Castro Melo, para um outro local dentro do Complexo do Ibirapuera.

“A Secretaria de Esportes está em tratativas com a empresa de automobilismo, buscando uma realocação do local do evento que seria realizado no final de semana do dia 9 de março no Estádio Ícaro de Castro Mello”, informou a secretaria, um dia depois de anunciar o cancelamento do contrato com a empresa.

A decisão de realocar o evento de drift é consequência direta das críticas que a pasta recebeu nos últimos dias por ter cedido a pista de atletismo do complexo para a disputa de uma etapa da Ultimate Drift, de carros de automobilismo. No início da semana, o perfil do campeonato publicou nas redes sociais fotos e vídeos em que um trator aparece removendo a borracha da pista de atletismo.

As imagens viralizaram na comunidade do atletismo e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) se manifestou publicamente lamentando a destruição da tradicional pista. “Não existe prova de automobilismo em pista de atletismo. É inaceitável. Nada contra o drift ou o automobilismo, mas provas de automobilismo são realizadas em autódromos”, declarou o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos.

A confederação havia revelado preocupação com os danos que o evento de drift poderiam causar sobre a estrutura abaixo da pista de borracha. “Confesso que temos uma preocupação enorme, pela estrutura, e principalmente pelo histórico. Quando mudamos a função da pista isso acaba por distanciar o propósito”, disse Motta Campos, segundo quem a cidade de São Paulo não tem pista em condições de receber edições de GPs internacionais e o próprio Troféu Brasil atualmente.

Em resposta, a secretaria anunciou anteontem (14) o cancelamento do contrato e, em nota, destacou seu “compromisso” com a reforma do local. “A Secretaria de Esportes cancelou o contrato de locação do Estádio Ícaro de Castro Mello para o evento automobilístico previsto para 9 de março. A pasta reitera seu compromisso com a reforma do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães e destaca que as tratativas para este fim com o Iphan e demais órgãos estaduais estão em andamento. A revitalização da pista de atletismo é prioridade desse projeto, vez que a modalidade é e continuará sendo protagonista desse equipamento público.” (Da Redação, com Estadão Conteúdo)