Buscar no Cruzeiro

Buscar

Paulistão

Santos vence o São Paulo em jogo com árbitra e VAR decisivos

14 de Fevereiro de 2024 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Com ajuda do árbitro de vídeo, Edina Alves marcou pênalti para o Peixe e anulou gol do Tricolor
Com ajuda do árbitro de vídeo, Edina Alves marcou pênalti para o Peixe e anulou gol do Tricolor (Crédito: JHONY INACIO/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO (14/2/2024))

O líder Santos fez mais uma vítima ontem (14). Em clássico disputado no MorumBis, pela oitava rodada do Campeonato Paulista, o Peixe derrotou o rival São Paulo por 1 a 0, em jogo marcado por decisões polêmicas da arbitragem, conduzida por Edina Alves Batista. Em um pênalti duvidoso, os visitantes fizeram o único gol do jogo, com Morelos. O São Paulo ainda teve um gol anulado na reta final da partida. O lance foi revisado no VAR, que identificou que a bola bateu na mão do atacante Erick.

Ao longo da semana, a escolha de Edina como árbitra do clássico foi motivo de nota oficial do Santos, que foi prejudicado por decisões dela em 2022. O Peixe se mantém na liderança da classificação geral do Paulistão, agora com 19 pontos. e o São Paulo soma sua segunda derrota consecutiva na temporada, podendo perder a liderança do Grupo D. A vitória santista ainda significa a quebra de um tabu de três anos sem triunfos sobre o rival fora de casa.

Antes de a bola rolar, o técnico do São Paulo, Thiago Carpini, teve de lidar com um problema. O lateral-direito Moreira sentiu uma lesão na coxa direita durante o aquecimento. Então, o treinador precisou improvisar e colocou Bobadilla para completar o setor. Com bom volume de jogadas ofensivas, os goleiros João Paulo e Rafael trabalharam bastante, mas o primeiro tempo terminou com placar zerado. No último instante, Luciano teve um gol bem anulado por impedimento.

Depois do intervalo, uma decisão polêmica foi capaz de alterar o horizonte. Welington desarmou Otero na grande área, e o VAR acionou a arbitragem de campo, que foi ao monitor. Edina entendeu que houve a penalidade máxima para o Santos. Morelos abriu o placar, aos 20 minutos. Foi o seu primeiro gol com a camisa alvinegra.

Com a vantagem no marcador, o Santos pôde recuar e esperar mais o São Paulo. No fim da partida, nova polêmica. Erick marcou o que seria o gol de empate, que foi anulado após longa revisão no monitor por um toque de mão do jogador são-paulino.

O São Paulo atua novamente no sábado (17), às 18h, no MorumBis, contra o Red Bull Bragantino. O Santos, por sua vez, entra em campo no domingo (18), às 16h, contra o Novorizontino, na Vila Belmiro. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)

SÃO PAULO 0 X 1 SANTOS

São Paulo - Rafael; Bobadilla, Arboleda, Diego Costa e Welington; Pablo Maia, Alisson e Galoppo (Erick); Luciano (Ferreirinha), Calleri e Juan. Técnico: Thiago Carpini

Santos - João Paulo; Aderlan (Felipe Jonatan), Gil, Joaquim e Hayner; João Schimdt, Diego Pituca e Otero (Nonato); Pedrinho (Morelos), Willian Bigode (Marcelinho) e Guilherme (Rincón). Técnico: Fábio Carille

Gol - Morelos, aos 20 minutos do 2º tempo

Árbitra - Edina Alves Batista

Cartões amarelos - Pablo Maia, Calleri, Morelos, Marcelinho, Hayner e Aderlan

Público - 45.722 torcedores

Renda - R$ 2.535.440,00

Local - MorumBis, em São Paulo