Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vexame olímpico

Brasil perde da Argentina e fica de fora dos Jogos de Paris-2024

12 de Fevereiro de 2024 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
No jogo decisivo contra a Argentina, mais uma vez o time de Ramon Menezes mostrou apatia
No jogo decisivo contra a Argentina, mais uma vez o time de Ramon Menezes mostrou apatia (Crédito: FEDERICO PARRA / AFP (11/2/2024))

O futebol brasileiro não estará nos Jogos de Paris-2024. Atual bicampeã olímpica, a seleção deu mais um vexame no Pré-Olímpico de Caracas, na Venezuela, ao perder da Argentina por 1 a 0 no domingo (11) e deixar escapar a vaga na França que poderia vir até com um empate a depender do resultado de Venezuela x Paraguai.

Realizando uma competição com futebol ruim desde a fase de grupos, a seleção brasileira de Ramon Menezes jamais cativou a torcida e em nenhum momento demonstrou forças para alcançar um das duas vagas no quadrangular final.

Além de perder para a arquirrival Argentina, que garantiu a vaga, foram mais duas derrotas nos sete jogos disputados em Caracas, diante de Venezuela (3 a 1) e Paraguai ( 1 a 0), este já na fase decisiva, na qual somou apenas um triunfo, diante dos venezuelanos, por 2 a 1, conquistado nos minutos finais.

Os acréscimos vieram com a tradicional catimba argentina e com confusão entre os jogadores. O Brasil, apático refletindo a postura de seu treinador na competição, deixou de jogar bola para se envolver em confusão e amarga, dura e merecida queda.

Após a partida, o técnico Ramon Menezes deu uma entrevista tão melancólica quanto o futebol apresentado pela equipe na competição. “O jogo muitas vezes é feito de detalhes. Estávamos com o controle da partida, tínhamos acabado de criar as duas melhores oportunidades do jogo, com Gabriel Pec e John Kennedy, mas num detalhe, numa jogada sobre a qual havíamos conversado com nossos jogadores, o Barco teve a chance fazer o cruzamento para Gondou marcar o gol.”

Paraguai campeão

O Paraguai se classificou para os Jogos de Paris-2024 ao derrotar a anfitriã Venezuela por 2 a 0 no último dia do Pré-Olímpico Sul-Americano de futebol e, além disso, se sagrou campeão deste torneio Sub-23.

O meia Diego Gómez de pênalti (48’) e o atacante Marcelo Pérez (75’) marcaram os gols da seleção do técnico Carlos Jara Saguier, que há duas décadas comandava a seleção paraguaia que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004.

Companheiro de Lionel Messi no Inter Miami, Gómez terminou com cinco gols neste Pré-Olímpico, dividindo a artilharia com o argentino Thiago Almada e o uruguaio Luciano Rodríguez.

O Paraguai liderou o quadrangular final com sete pontos, seguido pela Argentina, que chegou a cinco ao vencer o Brasil. Assim, paraguaios e argentinos ficaram com as duas vagas olímpicas que estavam em disputa. O fechou com três pontos e a Venezuela com um. (Da Redação, com Estadão Conteúdo e AFP)