Paulistão
Ituano vence o Corinthians com gol no final do 2º tempo
O Corinthians conheceu ontem (24) sua primeira derrota de 2024: para o Ituano, por 1 a 0, no estádio Novelli Júnior, em Itu, em jogo da segunda rodada do Paulistão. O resultado levanta a moral dos donos da casa depois do tropeço na estreia, por 2 a 0, para o São Bernardo, e reforça incertezas no lado corintiano, que vive turbulência neste início de mandato do presidente Augusto Melo.
No primeiro tempo, houve certa dificuldade para os jogadores, especialmente nas tentativas de bolas longas, em razão do forte vento no Novelli Júnior, como reclamou Raniele no intervalo, mas as limitações foram além disso. Nos momentos em que conseguiu finalizar, o Corinthians não acertou o gol, sem dar trabalho ao goleiro Jefferson Paulino. O mesmo se deu com o Ituano, que não exigiu grandes defesas de Cássio.
O segundo tempo começou com Rojas mais participativo, arriscando um chute de fora da área e dando um passe para boa chegada de Yuri Alberto. Depois, diminuiu o ritmo. Ainda criou uma boa oportunidade em cobrança de escanteio para Yuri mandar por cima do gol, antes de ser substituído por Gustavo Mosquito. A primeira defesa mais difícil do jogo, contudo, foi de Cássio, após finalização de Thonny Anderson, por volta dos 15 minutos.
O Corinthians chegou a balançar a rede com Romero, que aproveitou um rebote após finalização de Yuri para colocar na rede, mas o gol foi anulado porque o paraguaio estava em posição irregular. Mano tentou colocar mais velocidade no time com as entradas de Wesley e Gustavo Mosquito, e obteve resposta. Romero passou a se apresentar mais na área e a presença ofensiva aumentou, embora a conclusão das jogadas continuasse sendo um problema.
Marcinho Guerra, técnico do Ituano, apostou na entrada do meia Jean Pyerre, antiga promessa do Grêmio que chegou a abandonar a carreira por causa de um câncer no testículo. O jogador de 25 anos, que não jogou profissionalmente em 2023, ajeitou a bola para Léo Duarte bater de fora da área, aos 41 minutos, para superar Cássio e fazer o gol da vitória. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)
ITUANO 1 X 0 CORINTHIANS
Ituano - Jefferson Paulino; Léo Duarte, Claudinho, Marcel e Jonathan Silva (Marlon); José Aldo, Yann Rolim (Miqueias), Eduardo Person (Felipe Fonseca) e Thonny Anderson (Jean Pyerre); Pablo Diogo (João Vialle) e Salatiel. Técnico: Marcinho Freitas
Corinthians - Cássio; Fagner, Félix Torres, Caetano (Yago) e Hugo; Maycon (Fausto Vera), Raniele, Matías Rojas (Gustavo Mosquito) e Matheus Araujo, Ángel Romero e Yuri Alberto (Wesley) Técnico: Mano Menezes
Gol - Léo Duarte, aos 41 minutos do segundo tempo
Árbitro - Matheus Delgado Candançan
Cartões amarelos - José Aldo, Yann Rolim e Claudinho (Ituano) e Maycon (Corinthians)
Renda - R$ 996.075,00
Público - 14.688 torcedores
Local - Estádio Novelli Júnior, em Itu (SP)