Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia de fazer história

Fluminense enfrenta o Manchester City na final do Mundial de Clubes

21 de Dezembro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Divulgação)

Em busca do tão sonhado título do Mundial de Clubes da Fifa, o Fluminense enfrenta o Manchester City, vencedor da Liga dos Campeões da Europa, hoje (22), às 15h, no estádio Rei Abdullah, em Jeddah, na Arábia Saudita. Em caso de empate no tempo normal, o campeão inédito pode sair da prorrogação de 30 minutos, com dois tempos de 15, ou das cobranças de pênaltis.

Para chegar à decisão, o Flu venceu na semifinal o Al Ahly, do Egito, por 2 a 0, com gols de Arias, de pênalti, e John Kennedy. Já o City avançou à decisão com um triunfo por 3 a 0 na semifinal sobre o Urawa Reds Diamonds, do Japão.

O Tricolor das Laranjeiras conta com a experiência de Marcelo, tetracampeão do mundo com o Real Madrid, para conquistar um título único logo em sua primeira aparição. Esta também é a primeira vez que o Manchester City disputa o torneio, nem sempre tão valorizado pelos clubes europeus.

Um time sul-americano não é campeão desde 2012, quando o Corinthians foi à decisão e venceu o Chelsea, por 1 a 0, com gol de Paolo Guerrero. Neste período, o Brasil chegou ao Mundial em seis oportunidades, caindo três vezes na semifinal, com Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG, e na final nas outras três, com Palmeiras, Flamengo e Grêmio.

O técnico Fernando Diniz terá força máxima. Após fazer um grande jogo contra o Al Ahly, o volante Martinelli continuará entre os titulares, assim como Felipe Melo, que fará a dupla defensiva com Nino. Herói do título da Libertadores e autor de um dos gols sobre o Al Ahly, o atacante John Kennedy continuará como opção no banco de reservas. Ele é uma espécie de amuleto para jogos decisivos.

Do outro lado, o espanhol Pep Guardiola não terá duas de suas principais estrelas: o meia belga De Bruyne e o atacante norueguês Haaland. Eles foram para a Arábia Saudita, mas acabaram cortados, assim como o atacante Doku, que vinha sendo opção entre os suplentes. O clube inglês é uma verdadeira seleção mundial. Dos 23 jogadores inscritos, 17 deles participam da Copa do Mundo do Catar, no ano passado. A única mudança deve ser defensiva, com a entrada do zagueiro Rúben Dias no lugar de Akanji. 

MANCHESTER CITY x FLUMINENSE

Manchester City - Ederson; Walker, Rúben Dias e Aké; Stones, Rodri, Bernardo Silva, Matheus Nunes, Kovacic e Grealish; Phil Foden. Técnico: Pep Guardiola

Fluminense - Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli e Paulo Henrique Ganso; John Arias, Germán Cano e Keno. Técnico: Fernando Diniz

Árbitro - Szymon Marciniak (POL)

Horário - 15h

Local - Estádio Rei Abdullah, em Jeddah, na Arábia Saudita

 

Ministro viaja à Arábia sem autorização

Torcedor do Fluminense, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, viajou para o Mundial de Clubes 2023 com passagens e hospedagem pagas pela Fifa, que organiza o campeonato, e sem autorização formal do presidente Lula (PT) para deixar o País. As informações são do jornal Folha de São Paulo, a quem Lupi respondeu que vai ressarcir ao erário o salário referente aos cinco dias que passou fora do país em caráter pessoal.

Viagens oficiais de ministros precisam de autorização da Presidência, publicada no Diário Oficial. O documento é necessário para que seja nomeado um substituto interinamente enquanto o titular estiver fora. Ontem (20), Lupi foi o único ministro que não participou da reunião realizada por Lula com toda a equipe. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)