Todos contra Casagrande
Zonta e Suzuki largam na frente em busca de "milagre" na Stock Car
Na Super Final da Stock Car, Ricardo Zonta (RCM Motorsport), sétimo colocado, conquistou a pole position e ainda sonha com o título da principal competição de automobilismo do País. Ele fez o tempo de 1min41s437 e larga na frente da primeira corrida de hoje (17), no autódromo de Interlagos, com início previsto às 14h30, e transmissão ao vivo da Band e canais SporTV. É a última etapa da temporada.
Zonta vai ter a companhia do quinto colocado na classificação, Rafel Suzuki (Pole Motorsport), e do líder Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel). Ele está a 47 pontos da liderança, mas matematicamente ainda pode ser campeão. Estarão em disputa 54 pontos.
Diferentemente da última etapa, em Cascavel, no Paraná, as condições climáticas de São Paulo não foram um desafio. Em Interlagos, no classificatório, o dia amanheceu ideal para os pilotos. Sem chuva e pista molhada, o sol e o bom clima tomou conta do autódromo.
Casagrande depende apenas de si e pode ser campeão logo na primeira corrida. Ele lidera a competição e pode conquistar seu segundo troféu -- se sagrou campeão em 2021. Para isso, conta também com os tropeços de Felipe Fraga (eliminado no Q1) e Daniel Serra (no Q2), terceiro e segundo colocados na classificação da Stock Car. Foi também o mais rápido no primeiro treino livre de anteontem (15), com uma volta de 1min40s823. Serra terminou em 10º e Fraga, em 23º.
O paranaense soma 286 pontos, 16 à frente de Serra e 33 de vantagem para Fraga, que retornou à Stock Car nesta temporada. Para ser campeão, Casagrande precisa chegar à segunda corrida de hoje com 25 pontos de vantagem para o vice-líder. Isso porque Daniel Serra, vice-líder, e Thiago Camilo foram eliminados no Q2 do treino de ontem e “ajudaram” o paranaense. “A gente fez o que dava, o carro deu uma melhorada, mas não foi o suficiente”, disse o vice-líder depois da eliminação.
Rafael Suzuki foi o primeiro a deixar os boxes para o Q3. Na quinta colocação da Stock, ele manteve as esperanças de um “milagre” para superar Casagrande. Antes do classificatório, 33 pontos separavam os pilotos. Julio Campos, Felipe e Bruno Baptista, sem nada a perder, se lançaram ao autódromo sem a pressão de buscar a pole, almejando o título da Stock Car. Em Cascavel, Bruno já havia largado na primeira colocação.
Zonta repetiu o melhor tempo do Q2 e, acompanhado por Suzuki, depende do improvável para ser campeão. O veterano da Stock Car conquistou a pole position em Interlagos, com um tempo de 1min41s437, desbancando Casagrande, que largará em terceiro na primeira corrida. Zonta chega a 239 pontos com o resultado, empata com Rubens Barrichello na classificação e fica a 47 pontos da liderança.
Átila Abreu
O sorocabano Átila Abreu vai abrir a sexta fila no grid de largada. Ele avançou ao Q2 na tomada de tempo e ficou a 0.374s de subir ao Q3. Ao registrar 1min41seg781 em sua melhor volta, obteve a 13ª posição no grid. “Foi um quali mediano. É importante estar perto do top-10 e o pessoal que briga pelo campeonato com certeza terá um ritmo meio frenético, o que vai acabar gerando outras oportunidades. Vamos trabalhar bem a estratégia para tirar o proveito máximo dessa situação, fazer boas corridas e fechar o ano bem”, disse. (Da Redação)
GRID DE LARGADA
1º Ricardo Zonta
2º Rafael Suzuki
3º Gabriel Casagrande
4º Felipe Baptista
5º Júlio Campos
6º Bruno Baptista
7º Thiago Camilo
8º Daniel Serra
9º Matías Rossi
10º César Ramos
13º Átila Abreu
18º Sérgio Jimenez