Futebol
Rueda ‘some’ após rebaixamento e Santos atrasa salários do mês
Funcionários e atletas do Santos não receberam o pagamento dos salários de novembro até a noite de ontem (8) e estão apreensivos com a falta de informações do clube sobre o assunto. A informação é do jornal A Tribuna. Ausente da Vila Belmiro e do CT Rei Pelé nos últimos dias, o presidente Andres Rueda havia se comprometido com o Conselho Fiscal, em outubro, a quitar os vencimentos com a antecipação das cotas do Campeonato Paulista 2024.
O pedido de antecipação das cotas foi aprovado pelo Conselho Deliberativo (CD) e de acordo com o balanço do terceiro trimestre deste ano, apresentado no final de novembro pelo Conselho Fiscal (CF), o mandatário se comprometeu a usar o dinheiro para o pagamento de funcionários e encargos trabalhistas.
Com Rueda de saída, o novo presidente do Santos -- Wladimir Mattos, Ricardo Agostinho, Rodrigo Marino, Maurício Maruca e o ex-presidente do clube Marcelo Teixeira são os candidatos -- terá vários problemas a administrar. Com apenas duas competições a disputar em 2024 -- Paulistão e Série B --, o clube não terá uma série de premiações e direitos de transmissão de TV, que ajudam a sanar dívidas e a folha de pagamentos ao longo dos anos. Além disso, a Federação Paulista de Futebol (FPF) adiantou o pagamento de R$ 20 milhões do total que o Santos deve receber com as cotas de transmissão da competição.
De saída
Apesar do rebaixamento para a Série B, alguns jogadores do Santos terminaram o ano em evidência e despertando interesse de clubes do exterior. A imprensa portuguesa informou ontem (8) que o Sporting está de olho no zagueiro Joaquim, que também é disputado pelo Krasnodar, da Rússia.
O defensor cresceu bastante na reta final do Brasileirão não apenas por reforçar o esquema com três marcadores, mas por aparecer bastante na área adversária como homem surpresa, anotando seus gols de cabeça ou mesmo dando assistências. Ele também pode atuar como lateral-direito. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)