Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eliminatórias da Copa

CBF e PM divergem sobre torcida mista após confusão no Maracanã

22 de Novembro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Pancadaria atrasou o início do jogo em 27 minutos; com bola rolando, Brasil perdeu por 1 a 0
Pancadaria atrasou o início do jogo em 27 minutos; com bola rolando, Brasil perdeu por 1 a 0 (Crédito: CARL DE SOUZA / AFP (21/11/2023))

O que aconteceu dentro de campo no Maracanã na noite de anteontem (21) -- 1 a 0 para a Argentina, na primeira vez em que o Brasil perdeu um jogo como mandante nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo --, se tornou o menor dos problemas com os quais a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) terá de lidar. Antes de o jogo começar, quando os atletas já estavam no gramado, uma confusão generalizada teve início no setor Sul do estádio, durante a execução do hino argentino.

Policiais interviram no confronto e usaram cassetetes. Assentos foram arremessados e pessoas tiveram de pular o muro que separa a arquibancada do gramado. Ao menos quatro foram detidas e duas precisaram de atendimento médico. Os atletas da Argentina se retiraram do campo, sob o comando de Messi, enquanto os jogadores da seleção brasileira permaneceram no gramado. Depois de os ânimos terem sido apaziguados, com reforço na divisão das torcidas, jogadores da Argentina retornaram e a bola finalmente rolou, com atraso de 27 minutos.

A CBF publicou nota oficial, na madrugada de ontem (22), para prestar esclarecimentos. No texto, a entidade diz ter planejado a partida de “forma cuidadosa e estratégica” junto às autoridades, “especialmente a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro”. De acordo com a CBF, a PM, que entrou em confronto com torcedores, aprovou sem objeções a estratégia de segurança apresentada em reunião na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), no dia 16 de novembro de 2023, às 11h. “Além dos planos de ação e segurança, os participantes da reunião trataram também de toda a montagem da operação da partida, contando com a participação de todas as partes diretamente envolvidas e responsáveis pela organização da partida e autoridades públicas.”

“Na segunda (20), o plano operacional para o jogo foi igualmente aprovado sem qualquer ressalva ou recomendação na reunião realizada no Estádio Maracanã, com a presença da CBF, representantes da Conmebol, da Polícia Militar do RJ, das empresas responsáveis pela operação do Maracanã, e que operam mais de 70 jogos no estádio por ano, e outras autoridades públicas.”

A Polícia Militar justificou sua atuação no caso, ressaltando a falta de separação entre as torcidas. Também informou que oito pessoas foram encaminhadas ao Juizado Especial Criminal e que uma torcedora argentina foi detida acusada de ofender um funcionário do Maracanã com insultos racistas e conduzida ao Jecrim. “Cabe ressaltar que não havia divisão entre torcidas nos setores do Estádio do Maracanã, por conta da venda de ingressos sem distinção entre as torcidas, o que foi definido pela organização do evento. Os agentes do Bepe atuam nos casos em que a situação não é prontamente controlada pela equipe de segurança particular, de acordo com protocolos estabelecidos pela organização da competição”, diz o comunicado da PM.

A proximidade entre argentinos e brasileiros no estádio foi defendida pela CBF, segundo a qual o modelo de torcida mista ‘sempre foi de ciência da Polícia Militar do RJ e das demais autoridades públicas‘ . A entidade esportiva também argumentou que este é ‘o padrão em competições organizadas pela Fifa e Conmebol, como ocorre nas Eliminatórias da Copa do Mundo, na própria Copa do Mundo, Copa América e outras competições‘. Em seguida, cita o duelo entre Brasil e Argentina, pela semifinal da Copa América de 2019, como exemplo de partida com torcida mista em que a segurança foi garantida. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)

RESULTADOS DA 6ª RODADA

Paraguai 0 x 1 Colômbia
Uruguai 3 x 0 Bolívia
Equador 1 x 0 Chile
Brasil 0 x 1 Argentina
Peru 1 x 1 Venezuela

CLASSIFICAÇÃO

1º - Argentina - 15 pts
2º - Uruguai - 13 pts
3º - Colômbia - 12 pts
4º - Venezuela - 9 pts
5º - Equador - 8 pts
6º - Brasil - 7 pts
7º - Paraguai - 5 pts
8º - Chile - 5 pts
9º - Bolívia - 3 pts
10º - Peru - 2 pts