Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eliminatórias da Copa

Diniz aposta em caras novas nos jogos contra Colômbia e Argentina

14 de Novembro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Endrick, de 17 anos, pode tornar-se o mais jovem desde Ronaldo em 1994
Endrick, de 17 anos, pode tornar-se o mais jovem desde Ronaldo em 1994 (Crédito: JOILSON MARCONNE / CBF (14/11/2023))

A lista de convocados de Fernando Diniz para os jogos da seleção brasileira contra Colômbia e Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, foi considerada a mais ousada desde que o treinador do Fluminense assumiu o comando interino da equipe. O técnico abriu mão de jogadores experimentados com a camisa do Brasil, como o zagueiro Thiago Silva, e chamou uma série de atletas que despontam no País e na Europa, mas que ainda não são facilmente reconhecidos pelo público brasileiro.

Do ponto de vista da renovação após a Era Tite, o nome que mais chama atenção na terceira lista elaborada por Fernando Diniz é o de Endrick, atacante de 17 anos do Palmeiras que é o grande destaque do time alviverde nesta reta final de temporada. O prodígio já está negociado com o Real Madrid e vai deixar o futebol brasileiro em julho do ano que vem, após completar 18 anos. Caso entre em campo, ele se tornará o jogador mais jovem a vestir a camisa nacional desde Ronaldo Fenômeno, em 1994.

“É um jogador que tem potencial para ser um dos grandes talentos Não sabemos se vai se confirmar. Não é uma pressão. É um prêmio e uma visão de futuro do que este garoto pode ser. Um menino nascido em 2006 produzir o que ele produz me chama atenção. E neste momento vive o seu melhor momento, jogando contra grandes times do Brasil e consegue se sobressair”, disse Diniz, em entrevista coletiva após o anúncio da convocação.

O treinador já convocou 38 jogadores diferentes, incluindo cortados por lesão, desde que acumulou o cargo de treinador da seleção brasileira. Deste total, nove nunca haviam sido chamados para defender o time principal do Brasil (Bento, Caio Henrique, Carlos Augusto, Endrick, João Pedro, Lucas Perri, Paulinho, Pepê e Yan Couto) e cinco foram convocados pela primeira vez no início do ano, com Ramon Menezes (André, Joelinton, Vanderson e Nino).

Outras novidades

O atacante João Pedro, de 22 anos, ganhou sua primeira oportunidade na seleção pelo bom futebol que vem apresentando com a camisa do Brighton, time emergente da primeira divisão inglesa.

Aos 23 anos, Paulinho vive o melhor momento da carreira. O atacante do Atlético-MG é o artilheiro do Brasileirão, com 17 gols, e principal nome do time mineiro na campanha de recuperação no campeonato nacional. Desde a sua chegada à equipe mineira, em janeiro, ele já balançou as redes 28 vezes e deu sete assistências.

Pepê surgiu no Grêmio como um dos candidatos a suceder Everton Cebolinha na função de ponta esquerda. Ele chegou na equipe gaúcha em 2017, mas só começou a ganhar oportunidades em 2019, quando terminou o ano com a vice-artilharia da equipe, com 13 gols, mesmo figurando entre os reservas. Dois anos depois, foi vendido ao Porto por 5 milhões de euros (R$ 98 milhões).

Apesar de ter sido chamado por Diniz na convocação anterior, o lateral-esquerdo Carlos Augusto praticamente passou batido em sua primeira experiência na seleção brasileira. Reserva de Guilherme Arana no empate por 1 a 1 com a Venezuela, ele foi titular na derrota por 2 a 0 para o Uruguai. Apesar da derrota, o jogador de 24 anos não comprometeu e jogou bem o suficiente para ganhar nova chance para os jogos contra Colômbia e Argentina. 

Seleção pode ter quarteto ofensivo

A seleção brasileira realizou ontem (14) as primeiras atividades com bola para o duelo com a Colômbia, marcado para amanhã (16), às 21h, pela quinta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo. Fernando Diniz escalou André na vaga que costuma ser ocupada por Casemiro, ausente por lesão. No ataque, sem o também lesionado Neymar, testou um quarteto ofensivo formado por Raphinha, Vinícius Júnior, Rodrygo e Martinelli.

Foram muitas mudanças em comparação ao time que perdeu por 2 a 0 para o Uruguai, na rodada anterior das Eliminatórias, mês passado. As alterações começam com o retorno de Alisson ao gol, já que Ederson foi cortado por lesão. A dupla de zaga é a mesma, com Gabriel Magalhães e Marquinhos, mas as laterais mudaram, pois os escalados foram Emerson Royal na direita e Renan Lodi na esquerda. Contra os uruguaios, jogaram Yan Couto, fora da convocação desta vez, e Carlos Augusto.

À frente da dupla de meio-campistas André e Bruno Guimarães, Diniz dispôs o ataque com Raphinha aberto pela direita e Martinelli pela esquerda, enquanto Vini Jr. e Rodyrgo atuavam por dentro, como fazem no Real Madrid. Alisson; Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Renan Lodi; André e Bruno Guimarães; Raphinha, Vini Jr, Rodrygo e Martinelli é a escalação provável.

Gabriel Jesus, que se recupera de lesão, foi para o gramado e chegou a chutar algumas bolas ao gol. A expectativa da comissão técnica é que ele esteja disponível para o jogo com a Argentina, dia 21, às 21h30, no Maracanã. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)