Lista coloca Oscar Schmidt à frente de Michael Jordan e LeBron James: entenda
Uma modalidade super tradicional, mas que ganha cada vez mais adeptos é o basquete. A liga de maior destaque na modalidade é a NBA, mas em cada canto do mundo temos equipes qualificadas buscando evolução.
No Brasil não é diferente. Apesar de ser conhecido como o país do futebol, é uma nação que vai além, apaixonada por esportes no geral. Entre essas opções temos o basquete, um dos esportes mais procurados para apostas esportivas online pelos brasileiros.
E quando falamos no esporte da bola laranja, temos que remeter a Oscar Schmidt, um dos maiores nomes da história, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1987. Ex-jogador da Seleção Brasileira, com passagens emblemáticas por diversos clubes, um dos seus feitos foi “recusar a NBA”, situação comemorada pelos brasileiros, já que na época os atletas da liga não podiam defender a seleção brasileira.
Porém, ele vai além, e o perfil Basketball Forever fez um levantamento que o coloca na frente de nomes como Michael Jordan e LeBron James, quando levamos em conta a pontuação histórica dos jogadores.
Os 10 maiores pontuadores da história
Com 1,1 milhão de seguidores no Instagram, o perfil Basketball Forever fez um levantamento encabeçado por Oscar Schmidt. Trata-se da lista dos maiores pontuadores da história do basquete. Confira!
1. Oscar Schmidt – 49.737 pontos
2. LeBron James – 47.734 pontos
3. Kareem Abdul-Jabbar – 44.400 pontos
4. Karl Malone – 42.005 pontos
5. Kobe Bryant – 39.790 pontos
6. Michael Jordan – 38.797 pontos
7. Dirk Nowitzki – 36.814 pontos
8. Wilt Chamberlain – 35.217 pontos
9. Julius Erving – 34.927 pontos
10. Shaquille O’Neal – 34.266 pontos
Vale destacar que apenas Oscar e Dirk Nowitzk estão no Top 10 e não são americanos. Além disso, o único em atividade é LeBron James, que recentemente superou Kareem Abdul-Jabbar na NBA, e atualmente joga no Los Angeles Lakers.
Dessa forma, o King ainda pode ultrapassar o brasileiro na lista, mas precisa de 2004 nos seus últimos anos de carreira. Com média de 27.2 pontos por jogo na NBA, ele precisa de 75 partidas para assumir o topo, caso mantenha os seus números.
Quem foi Oscar Schmidt, o Mão Santa
Maior cestinha da história do basquete, Oscar Schmidt, o Mão Santa, foi um dos maiores jogadores do mundo mesmo sem atuar na NBA. Selecionado pelo New Jersey Nets na sexta rodada do draft da NBA de 1984, o brasileiro teve diversas oportunidades de jogar na principal liga do mundo, mas nunca aceitou.
Portanto, isso foi bom para a Seleção Brasileira. Com ela, Oscar participou de três Campeonatos Mundiais da FIBA, conquistando o Bronze em 1978. Além disso, acumulou três ouros e duas pratas em Campeonatos Sul-americanos e Brasileirão.
Porém, o auge do Mão Santa foi no Pan-Americano. Em 1979 veio o bronze, mas foi em Indianápolis, em 1987, o momento mágico. Oscar foi o líder do Brasil na conquista do ouro, quando venceram os Estados Unidos por 120 a 115.
Por clubes, Oscar passou por equipes como Cristal, Palmeiras, Sírio, América, Corinthians, Flamengo, Mackenzie, Bandeirantes, além de clubes na Espanha e Itália.