Para salvar o ano
Corinthians tem missão difícil contra o Fortaleza pela Sul-Americana
Mano Menezes faz hoje (3) a sua estreia no banco de reservas do Corinthians com uma missão que vale pelo presente e futuro do clube alvinegro. O treinador terá de fazer o time jogar o que ainda não jogou na temporada para superar o Fortaleza, às 21h30, na Arena Castelão, e ficar com a vaga na final da Copa Sul-americana.
Apesar do estilo “sofredor” comum ao Corinthians, os torcedores não ficaram nada satisfeitos pela forma como o time vinha jogando com Vanderlei Luxemburgo. Mano Menezes, que retornou ao clube depois de nove anos, não ficou no banco na derrota para o São Paulo, no sábado, por cumprir suspensão, mas na Sul-Americana está apto a orientar seus atletas na lateral do gramado.
A situação do Corinthians diante do Fortaleza é complicada, uma vez que, diferentemente dos confrontos com o peruano Universitario e os argentinos Newell’s Old Boys e Estudiantes, o time alvinegro não conseguiu sair da Neo Química Arena com um resultado positivo. Na última semana, o placar final em Itaquera foi de 1 a 1. Na capital cearense, caso ocorra novo empate, o finalista será decidido nos pênaltis. Quem vencer no tempo regulamentar fica com a vaga.
É provável que Matías Rojas, desfalque nos últimos compromissos por uma lesão na coxa direita, comece como titular ao lado do experiente Renato Augusto. A escalação não deve ter grandes alterações, mas a formatação tática e postura em campo será a principal amostra comparativa entre Mano e Luxemburgo. O gaúcho espera tornar o time mais competitivo ao reduzir o espaçamento entre os atletas em campo e aperfeiçoando a retomada de bola no campo de ataque.
O Fortaleza, do técnico Juan Pablo Vojvoda, não deve contar com o atacante Marinho, que sofreu um estiramento no joelho direito no primeiro duelo da semifinal. Mas o bom momento em campo não está refletido nas arquibancadas. No jogo de ida, houve confusão entre duas torcidas organizadas, que tiveram seus laços rompidos com a diretoria tricolor. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)
FORTALEZA X CORINTHIANS
Fortaleza - João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Zé Welison e Pochettino; Pikachu, Guilherme e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Corinthians - Cássio; Fagner, Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo, Maycon, Renato Augusto e Matías Rojas; Wesley (Romero) e Yuri Alberto. Técnico: Mano Menezes
Árbitro - Andrés Rojas (COL)
Horário - 21h30
Local - Arena Castelão, em Fortaleza