Receita conhecida
Mano Menezes substitui Luxemburgo no comando do Corinthians
Mano Menezes está de volta ao Corinthians. O treinador gaúcho de 61 anos foi confirmado ontem (28) como novo técnico do time, um dia após a demissão de Vanderlei Luxemburgo, para tentar salvar o restante da temporada. Ele estava sem clube desde julho, quando foi demitido do Internacional, e assinou até dezembro de 2025. O clube corre contra o tempo para que o novo comandante esteja à beira do gramado já na próxima terça-feira, quando a equipe paulista enfrenta o Fortaleza, fora de casa, pela partida de volta da semifinal da Copa Sul-Americana.
Mesmo com eleições para presidente no fim do ano, Menezes assinou contrato até dezembro de 2025. A confiança da diretoria é que André Negão, candidato da situação, vença e ele já inicie o processo de renovação da equipe. Dependendo dos rumos do pleito, porém, pode ter seu trabalho antecipado, pois Augusto Melo, da oposição, não é seu admirador.
Com Mano, o Corinthians ainda sonha em chegar à final da Sul-Americana. Sua chegada seria para dar uma motivação extra ao grupo -- estava rachado com Luxemburgo -- na missão de buscar uma vitória ou vaga nos pênaltis com empate no Castelão, terça-feira, após 1 a 1 na Neo Química Arena. O clube sonha em fechar 2023 com ao menos uma taça. A segunda meta e afastar o time de vez do risco de queda.
Terceiro treinador com mais jogos na história do Corinthians, com 248 partidas, Mano Menezes vai para a sua terceira passagem à frente do time do Parque São Jorge. Pelo clube, o treinador conquistou o Campeonato Brasileiro da Série B, em 2008, além do Paulistão e a Copa do Brasil, ambos no ano seguinte.
A volta do treinador é um plano B da diretoria que não conseguiu convencer Tite a assumir a equipe agora. O ex-técnico da seleção brasileira não quis quebrar a promessa à família de voltar a trabalhar somente em 2024. Ainda na noite de quarta-feira, Mano embarcou para São Paulo. Já veio vestido de preto e branco. Ontem, tudo foi acertado em um almoço com os dirigentes corintianos. O treinador já foi para o CT para comandar o treino da tarde visando o clássico com o São Paulo, amanhã (30), no Morumbi. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)