Buscar no Cruzeiro

Buscar

Quem são os 5 maiores campeões do UFC de todos os tempos

31 de Agosto de 2023 às 15:06
UFC
UFC (Crédito: Unsplash)

Ao longo dos seus 30 anos de existência, muitos lutadores já foram campeões do UFC. A cada nova luta, um novo desafio e a possibilidade de um novo lutador despontar como vencedor e ostentar o cinturão de sua categoria. A aposta esportiva é sempre passível de grandes surpresas.

Mas até mesmo entre o seleto grupo de campeões existem aqueles que se destacam e vão um passo além, tornando-se os maiores campeões do Ultimate Fighting Championship de todos os tempos. São nomes que jamais serão esquecidos, assim como seus feitos.

É claro que existem diversos eventos de MMA ao redor do mundo, e todos eles contam com campeões lendários. Mas, pelo UFC ser o torneio de luta mais importante do mundo, vamos focar em seus ícones. Continue a leitura para saber mais!

Os maiores campeões do UFC: como medimos isso?

São muitos os critérios possíveis de serem utilizados para definir os maiores campeões do UFC. Vitórias consecutivas, números de nocautes e finalizações, tempo de invencibilidade - a lista é extensa e muito parecida com as possibilidades em uma aposta no UFC. No entanto, quando buscamos definir os maiores campeões, só existe um critério possível: o número de defesas de título.

Este é o elemento mais importante, pois demonstra a consolidação de um lutador após conquistar o seu cinturão. A luta seguinte é sempre um risco de perder seu status de campeão, e todos querem o desafiar. Dada a pressão, não é raro na história do evento lutadores que ganharam o título da categoria em uma luta para perdê-lo já no combate seguinte.

Assim, o tempo em que um atleta ostenta o status de campeão é o critério mais relevante para listarmos os lutadores a seguir.

José Aldo - 7 defesas de título

Antes de tornar-se uma sensação no UFC, José Aldo já era campeão dos pesos-pena no WEC, um evento de menor proporção que foi comprado pelo gigante do MMA. Estreou no Ultimate em 2011, fazendo, logo de cara, uma defesa e unificação dos cinturões da categoria contra Mark Hominick.

Depois deste feito, o atleta brasileiro foi soberano por 4 anos, realizando mais 6 defesas de título, até que, em 2015, foi derrotado de forma acachapante para o controverso Conor McGregor. Fanfarrão e falador, o irlandês desferiu diversas ameaças e ofensas contra Aldo, até conquistar o direito de disputar o cinturão.

Entre os fãs do brasileiro, a expectativa era de que ele respondesse aos insultos com uma vitória. No entanto, para a surpresa de todos, José Aldo foi nocauteado de maneira humilhante, em apenas 13 segundos de luta, perdendo o título depois de 7 defesas consecutivas.

Georges St-Pierre - 9 defesas de título

O canadense é o que chamamos de uma verdadeira "lenda viva" das artes marciais mistas. St-Pierre estreou no UFC em 2004 e rapidamente credenciou-se a disputar o título. A primeira tentativa contra Matt Hughes foi frustrada.

No entanto, recebeu o direito de desafiar o norte-americano novamente em 2006, finalizando-o com uma chave de braço e faturando o título dos meio-médios. St-Pierre perderia o título em sua primeira defesa para Matt Serra, apenas para recuperá-lo no ano seguinte, derrotando novamente Matt Hughes, então campeão interino da categoria. Em 2008, derrotou Matt Serra na revanche que unificaria os cinturões..

Anderson Silva - 10 defesas de título

O "Aranha" é, para muitos, o maior lutador da história das artes marciais mistas. Para quem conhece minimamente a modalidade, ele simplesmente dispensa apresentações. Anderson Silva chegou ao UFC em 2006 e tornou-se campeão já em sua segunda luta ao nocautear o norte-americano Rich Franklin.

Depois disso, ele simplesmente foi absoluto por incríveis 7 anos (2006-2013), derrotando por 10 vezes aqueles que tentaram tirar o seu cinturão. A verdade é que Anderson Silva fazia parecer fácil defender um cinturão, obtendo vitórias massacrantes em cima de nomes lendários.

A hegemonia do Aranha acabaria em 2013, depois de uma surpreendente derrota para o novato Chris Weidman. Tamanho foi o espanto de todos que Anderson recebeu o direito de revanche, onde fraturou a perna de forma trágica. Depois disso, o brasileiro nunca mais foi o mesmo lutador, mas seu legado é incontestável, o lutador é um dos melhores campeões do UFC de todos os tempos.

Demetrious Johnson - 11 defesas de título

Demetrious Johnson pode até ser pequeno e leve, mas não se engane: ele é uma máquina capaz de colocar medo até em atletas maiores e mais pesados. O norte-americano é considerado o maior lutador de MMA de todos os tempos entre os pesos-mosca no UFC.

Ele estreou no evento em 2011 e no ano seguinte tornou-se campeão ao derrotar Joseph Benavidez. Depois disso, o lutador teve um longo reinado de 6 anos e 11 defesas de título na categoria, tendo a hegemonia interrompida apenas em 2018 ao perder para Henry Cejudo.

Jon Jones - 11 defesas de título

Faltam adjetivos para definir Jon "Bones" Jones. O atleta é considerado o mais completo de todos os tempos, tendo um repertório que pode surpreender qualquer lutador experiente. Há quem diga até mesmo que ele é o único capaz de superar Anderson Silva como o maior lutador da história. Verdade ou não, o fato é que provavelmente você também já se questionou a respeito ao assistir uma de suas lutas.

O atleta tem um cartel de 27 vitórias e 1 derrota, mas a verdade é que ele nunca soube o que é perder. A derrota só foi dada a ele por uma cotovelada proibida, que o desqualificou da luta em questão.

Entre polêmicas, Jon Jones realizou incríveis 11 defesas de título dos Meio Pesados, tendo que lidar com doping e unificação de cinturões. Mesmo não tendo que provar mais nada a ninguém, o lutador decidiu, no começo de 2023, subir para a categoria dos Peso Pesados e conquistou o título. Em novembro, o lutador que é um dos maiores campeões do UFC, fará sua primeira defesa do novo cinturão.