Buscar no Cruzeiro

Buscar

Copa do Mundo Feminina

Portugal bate Vietnã; Austrália se complica

27 de Julho de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Kika Nazareth decretou a vitória portuguesa: 2 a 0
Kika Nazareth decretou a vitória portuguesa: 2 a 0 (Crédito: SAEED KHAN / AFP (27/7/2023))

A seleção portuguesa feminina de futebol conquistou sua primeira vitória na história da Copa do Mundo Feminina ao bater ontem (27) o Vietnã, na cidade de Hamilton, na Nova Zelândia, por 2 a 0, em jogo válido pelo Grupo E. O gol saiu no início do primeiro tempo com Telma Encarnação. Não demorou muito e, ainda no primeiro tempo, Kika Nazareth ampliou o placar, sacramentando o resultado.

Com três pontos, Portugal ocupa o terceiro lugar da chave, e mantém as chances de classificação às oitavas. A liderança é dividida por Estados Unidos e Holanda, que somam quatro pontos e mediram forças na noite de anteontem (26), reeditando a final da última edição da Copa do Mundo Feminina.

A Holanda abriu o placar aos 15 minutos. Pelova deu passe para Roord, que finalizou cruzado, no canto do gol defendido pela goleira Naeher. Os EUA empataram no segundo tempo, em jogada de bola parada. Aos 16 minutos, a bola foi levantada na área em cobrança de escanteio e Horan se adiantou à defesa para fazer de cabeça.

Em Brisbane, na Austrália, australianas e nigerianas fizeram ontem um jogo de cinco gols, três deles nos acréscimos. O time africano levou a melhor, por 3 a 2, após estar perdendo por 1 a 0. Sem a craque Sam Kerr, a seleção australiana saiu para o jogo, enquanto as africanas buscavam o contra-ataque. Os gols só foram sair nos acréscimos do primeiro tempo, com Van Egmond abrindo o placar, e Kanu empatando.

Nigéria venceu as australianas de virada, por 3 a 2 - PATRICK HAMILTON / AFP (27/7/2023)
Nigéria venceu as australianas de virada, por 3 a 2 (crédito: PATRICK HAMILTON / AFP (27/7/2023))

Na etapa final, Ohale marcou o gol da virada e, em uma falha da defensora Kennedy, Oshoala ampliou a vantagem. As Matildas lutaram até o fim e, no apagar das luzes, ainda conseguiram descontar com Kennedy, mas a derrota era inevitável.

Com o resultado, a Nigéria alcançou a liderança do Grupo B, com os mesmos quatro pontos do Canadá, porém com vantagem nos critérios de desempate. Já a seleção da casa estacionou nos três pontos, conquistados na vitória na estreia, e ocupa o terceiro lugar. Na terceira e última rodada da fase de grupos, a Austrália vai encarar o Canadá, atual campeão olímpico. As canadenses são vice-líderes do grupo, com quatro pontos.

O jogo entre Argentina e África do Sul, ontem, no Forsyth Barr Stadium, em Dunedin, na Nova Zelândia, pelo Grupo G, não foi encerrado até o fechamento da edição. Confira as partidas de hoje (28): Inglaterra x Dinamarca, às 5h30; e China x Haiti, às 8h. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)

Galeria

Confira a galeria de fotos