Buscar no Cruzeiro

Buscar

Futsal

Sorocaba sediará a Copa das Nações

20 de Julho de 2023 às 23:01
Vinicius Camargo [email protected]
Competição foi apresentada ontem, em coletiva no Paço
Competição foi apresentada ontem, em coletiva no Paço (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (20/7/2023))

Sorocaba sediará a Copa das Nações de Futsal, de 11 a 17 de setembro, com jogos na Arena Sorocaba, às 18h e às 20h. Ao todo, seis seleções vão participar da competição, sendo Arábia Saudita, Brasil, Colômbia, Irã, Japão e Paraguai. O anúncio foi feito ontem (20), em coletiva de imprensa no Paço Municipal.

Conforme Felipe Drummond, presidente do Magnus Futsal e diretor de uma agência de marketing esportivo parceira da CBF, o Estado de São Paulo volta a receber um campeonato internacional da modalidade após nove anos. O último foi o Grand Prix, realizado em 2014, em São Bernardo do Campo.

Segundo ele, a Copa das Nações terá as delegações divididas em dois grupos. O Grupo 1 será formado por Arábia Saudita, Brasil e Japão; e o Grupo 2 terá Colômbia, Irã e Paraguai. Na primeira etapa, as equipes se enfrentam dentro das chaves, e as duas melhores de cada uma disputam as semifinais. Até essa fase, as rodadas serão duplas. Depois, as duas campeãs brigam pelo título. Além disso, haverá duelos para definir o terceiro, quarto, quinto e sexto colocados.

Ainda de acordo com Drummond, a definição das seleções participantes baseou-se em dois critérios principais. O primeiro trata-se das dez melhores classificadas no ranking mundial. Já o outro, adotado pela CBF, é a diversidade de enfrentamento cultural -- ponto relevante para o desempenho dos brasileiros na competição e que também influencia diretamente no seu futuro. “O enfrentamento de diferentes culturas no futsal é muito importante para que o Brasil chegue bem na Copa do Mundo”, disse. A 10ª edição do Mundial vai acontecer entre setembro e outubro de 2024, no Uzbequistão.

Nesse sentido, Mauro Sandri, preparador físico da delegação, destaca que a Copa das Nações é fundamental no processo de treinamento dos atletas para o Mundial. “É o segundo momento mais importante da nossa preparação. Ela só perde em importância para a Copa América, quando haverá as eliminatórias para a Copa do Mundo”, afirmou. Por isso, cada oponente foi decidido a dedo e com objetivos específicos. “Nós queríamos enfrentar adversários sul-americanos, porque os enfrentaremos na Copa América. Então, temos dois sul-americanos. O Japão é o atual campeão asiático, o que nos impõe muita dificuldade nos encontros, e o Irã eliminou a seleção brasileira no Mundial de 2016”, detalhou.

Quanto à convocação, o grupo que defenderá o Brasil deverá ser constituído por atletas que atuam tanto no País quanto no exterior, adiantou Sandri.

Cidade-sede

A CBF considerou quatro critérios centrais para escolher Sorocaba como cidade-sede da competição, conforme Felipe Drummond. São eles: estrutura do município, incluindo os equipamentos esportivos, proximidade de aeroportos internacionais, capacidade da rede hoteleira e familiaridade local com o futsal.

Para o prefeito Rodrigo Manga, o campeonato deve, sobretudo, injetar verba no município. A previsão, segundo ele, é de que 15 mil pessoas assistam às partidas na Arena. Esse volume de público, aliado à vinda de jogadores estrangeiros e de turistas de outros Estados, deve beneficiar os setores hoteleiro, alimentício e comercial, conforme o chefe do Executivo. “Nesses cinco dias, nós imaginamos uma movimentação direta na economia local na ordem de R$ 4 milhões”, afirmou.

O prefeito destacou, também, o caráter social do evento esportivo. Isso porque 20% dos lugares da Arena serão reservados para pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do governo federal. Em outra iniciativa, a Prefeitura pedirá aos torcedores a doação de um quilo de alimento não perecível. As arrecadações serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade (FSS). (Vinicius Camargo)