Copa do Brasil
Corinthians tenta dar o troco no América-MG pela Copa do Brasil
Para o torcedor do Corinthians, o roteiro do confronto com o América-MG já não é novidade. Pela terceira vez consecutiva, o time precisa reverter uma derrota na partida de ida para avançar na Copa do Brasil. Assim como das últimas oportunidades, contra Remo e Atlético-MG, o time terá o apoio de sua torcida na Neo Química Arena para avançar às semifinais. Basta uma vitória simples para forçar a decisão por pênaltis; em caso de empate, o Coelho avança por ter vencido a partida de ida por 1 a 0, com gol de Juninho, em Belo Horizonte.
Comandado por Vagner Mancini, treinador com passagens pelo Corinthians entre 2020 e 2021, o América-MG se mostrou nos últimos anos um adversário indigesto para o Corinthians: em 2020, eliminou o time alvinegro nas quartas de final da Copa do Brasil e desde 2021 não sai de campo derrotado pelo rival. Mas não vive bom momento na temporada: amarga a lanterna do Brasileirão e perdeu o confronto de ida dos playoffs da Copa Sul-Americana para o Colo-Colo.
O Corinthians também oscila na temporada, mas teve atuação elogiada por Vanderlei Luxemburgo no segundo tempo do jogo em Belo Horizonte e vive sua melhor sequência sob o comando do técnico, com quatro vitórias nos últimos sete jogos. Ele deve escalar Renato Augusto como titular, mesmo que não esteja em sua melhor forma física. O paraguaio Matías Rojas, destaque do Racing, foi contratado e anunciado nesta semana e, inscrito no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, já pode atuar pelo novo clube. Ele treinou junto ao grupo ontem (14) e concedeu entrevista coletiva no CT Joaquim Grava antes da decisão.
Rojas pode formar uma linha de três no ataque, ao lado de Róger Guedes -- responsável por 19 gols do time no ano e por decidir as duas últimas classificações do Corinthians na Copa do Brasil, diante do Remo e Atlético-MG -- e Yuri Alberto, ou atuar um pouco mais recuado ao lado de Renato Augusto. Moscardo, jovem da base, ganhou a titularidade. Gil e Murillo formam a dupla de zaga.
Quem avançar no confronto, além de garantir uma premiação de R$ 9 milhões da CBF, enfrentará o São Paulo nas semifinais. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)
CORINTHIANS X AMÉRICA-MG
Corinthians - Cássio; Fagner, Gil, Murillo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo, Ruan Oliveira (Fausto Vera), Renato Augusto e Matías Rojas; Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
América-MG - Mateus Pasinato; Marcinho, Iago Maidana, Éder e Danilo Avelar; Juninho, Lucas Kal e Benítez; Felipe Azevedo, Aloísio e Everaldo. Técnico: Vágner Mancini
Árbitro - Ramon Abatti Abel (Fifa-SC)
Horário - 16h30
Local - Neo Química Arena, em Itaquera