Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campeonato Brasileiro

Luxemburgo revê Atlético-MG para tentar salvar cargo

07 de Julho de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Luxemburgo já não é mais unanimidade no elenco
Luxemburgo já não é mais unanimidade no elenco (Crédito: RODRIGO COCA / AGÊNCIA CORINTHIANS (4/7/2023))

Quando assumiu o comando do Corinthians neste ano, na sua terceira passagem pelo clube, Vanderlei Luxemburgo utilizou o termo “convocação”. Sem treinar uma equipe desde 2021, quando fracassou na missão de levar o Cruzeiro à primeira divisão, o carioca de 71 anos tem seu cargo ameaçado no time alvinegro. Para isso, a partida deste sábado contra o Atlético-MG é crucial para que o treinador siga com seu projeto. A partida acontece às 18h30 e tem transmissão do Première.

A situação do Corinthians no Brasileirão é delicada. Com 12 pontos em 13 jogos, o time está a apenas uma posição da zona de rebaixamento. No retrospecto, a equipe vem de duas derrotas seguidas, diante do Athletico-PR e Red Bull Bragantino, ambas por 1 a 0. Na quarta-feira (5), também perdeu a partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil para o América-MG, pelo mesmo placar.

Soma-se isso ao fato de que Luxemburgo tem o pior aproveitamento de um treinador corintiano desde 2008, única temporada da equipe na Série B do Brasileirão. Quando chegou ao clube para sua terceira passagem, o treinador admitiu que uma de suas metas era melhorar o nível de competitividade do elenco e sua qualidade em campo. No entanto, em 17 jogos, soma quatro vitórias, quatro empates e nove derrotas. O Corinthians já foi eliminado da Libertadores e tem um aproveitamento de apenas 31,4% dos pontos -- inferior a um por jogo.

O insucesso da equipe reflete fora de campo. Nesta semana, Luan foi ameaçado por torcedores em um motel. Eles exigiram que o jogador, que não atua desde 2022, rescindisse o contrato com o clube. Após a partida contra o América-MG, Gil, zagueiro e um dos pilares do time, também recebeu críticas de torcedores ao descer do ônibus do clube.

O nome de Luxemburgo já não é unanimidade dentro do elenco. Após a derrota para o Bragantino, na última rodada do Brasileirão, Róger Guedes afirmou que o time está mais desorganizado do que no início do ano, quando ainda era treinado por Lázaro. “A bola está chegando pouco. No começo do ano a bola chegava bem mais, mais fácil, mas a gente estava mais organizado”, afirmou, em entrevista na zona mista da Neo Química Arena. A diretoria também cogita uma troca do comando técnico.

Galo desfalcado

Contra o Corinthians, Felipão completará cinco jogos no comando da equipe. Em momento semelhante ao de Luxemburgo, o treinador busca ainda sua primeira vitória no comando do time alvinegro. Desde que assumiu a equipe, soma três empates e uma derrota - o mais recente para o América-MG, na última rodada do Brasileirão

Em 10º lugar na competição, o Atlético teve algumas perdas nos últimos dias, que se somam à fase do time no ano. Allan, volante e um dos destaques da equipe nas últimas temporadas, foi negociado ao Flamengo, por R$ 35 milhões. Nathan Silva, zagueiro, também foi negociado e deixou o clube em direção ao Pumas, do México.

Para o duelo de hoje, Hulk será desfalque. O atacante reclamou com a arbitragem ao término do jogo com o América-MG e foi expulso. (Estadão Conteúdo)

ATLÉTICO-MG X CORINTHIANS

Atlético-MG - Everson; Mariano, Lemos, Jemerson e Guilherme Arana; Battaglia, Edenílson, Igor Gomes e Zaracho; Pavón e Paulinho. Técnico: Felipão

Corinthians - Cássio; Fágner, Gil, Murillo e Bidu; Gabriel Moscardo, Ruan Oliveira, Fausto Vera e Guilherme Biro (Maycon); Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Árbitro - Rodrigo José Pereira de Lima (PE)

Horário - 18h30

Local - Mineirão, em Belo Horizonte