Buscar no Cruzeiro

Buscar

Artes Marciais

Shihan Francisco Filho faz seminário de karatê kyokushin em Sorocaba

Professores, alunos e atletas de diversas agremiações do Brasil e do exterior vão participar do seminário

17 de Junho de 2023 às 04:46
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ícone do karatê kyokushin, Francisco Filho faz seminário em Sorocaba a convite da Federação Brasileira de Karatê Kyokushin Mas Oyama de Sorocaba
Ícone do karatê kyokushin, Francisco Filho faz seminário em Sorocaba a convite da Federação Brasileira de Karatê Kyokushin Mas Oyama de Sorocaba (Crédito: Fernando Guimarães / Cruzeiro FM 92,3)

Ícone no karatê estilo kyokushin e tricampeão brasileiro dessa arte marcial, shihan Francisco Filho, que também é campeão sul-americano, ministra um seminário sobre karatê kyokushin neste sábado (17), em Sorocaba, na Athenas Academia (rua Amazonas, 37). Professores, alunos e atletas de diversas agremiações do Brasil e do exterior vão participar do seminário.

Mestre de karatê e professor de kickboxing também, shihan Francisco participou de entrevista, na noite desta sexta-feira (16), no quadro de esporte Fome de Bola do Jornal das Cinco, na rádio Cruzeiro FM 92,3, acompanhado do também shihan Ronan Ramos, que é presidente da Federação Brasileira de Karatê Kyokushin Mas Oyama de Sorocaba e proprietário da Athenas Academia, justamente quem trouxe Francisco Filho a Sorocaba. A esposa do seminarista, a professora de karatê infantil Eveline Deczuta, também acompanhou a entrevista na emissora.

Francisco Filho, conforme diz o organizador do seminário em Sorocaba, Ronan Ramos, tem uma vasta experiência nas artes marciais tanto aqui no Brasil como no exterior, de modo que os seminários feitos por ele são sempre muito concorridos e esgotam rapidamente o número de vagas. Um dos grandes feitos lembrados pelo mestre de karatê Francisco Filho foi o desafio dos 100 homens, no qual teve êxito, vencendo o teste e, ainda, supreendendo a todos por sair do local sem precisar se hospitalizar. Francisco Filho saiu andando que, segundo ele, isso só ocorreu porque ele se preparou muito para o teste.

Ele diz que só se saiu bem por conta da preparação, já que um ano antes foi convidado para 30 lutas, para a qual não se preparou e, conforme disse, foi mais difícil do que a de cem homens.

O primeiro campeonato mundial do qual participou foi em 1991. Francisco Filho enfrentou também uma das maiores expressões do karatê ocidental: o suíço Andy Hug, falecido em 24 de agosto de 2000, no Japão, vítima de leucemia.

A estreia profissional de Francisco Filho no K-1 foi em 1997, ano também em que venceu por nocaute Andy Hug, que, para Francisco Filho foi sempre sua estrela-guia.

Atualmente, Francisco Filho e sua esposa dedicam o tempo para a formação de jovens lutadores. (Da Redação)

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos