Buscar no Cruzeiro

Buscar

O combate final

Manchester City e Inter de Milão disputam o título da Champions

09 de Junho de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: ARTE: AFP)

No ápice da temporada do futebol europeu, Manchester City e Inter de Milão se enfrentam hoje (10), às 16h, em Istambul, pela final da Liga dos Campeões. Caminhos diferentes no ano separaram as equipes até a decisão: vencedores da Premier League e da Copa da Inglaterra, os ingleses podem alcançar a tríplice coroa com a conquista inédita. Já a Inter busca seu segundo título no ano após tropeços no Campeonato Italiano e tenta “salvar” a campanha do País em competições continentais.

A Liga dos Campeões é a obsessão do Manchester City. A chegada de Pep Guardiola, após a equipe ter sido eliminada nas semifinais da temporada 2015/2016, tinha como um dos objetivos permitir que o clube alçasse voos maiores na Europa. Na Inglaterra, conseguiu moldar uma equipe com a sua cara e conquistou cinco vezes o Campeonato Inglês. Mas ainda falta a Champions. Desde 2016, o City foi eliminado uma vez nas oitavas e três vezes seguidas, entre 2018 e 2020, nas quartas de final. Em 2021, chegou à sua primeira decisão, mas foi derrotado pelo Chelsea.

“Quantos clubes destruíram suas ideias por não conquistar a Liga dos Campeões? E quantos se tornaram grandes por vencerem? Eu não concordo com essa visão, mas sei que nosso trabalho será validado se ganharmos. Se não vencermos, não fará sentido (o nosso trabalho). É injusto, mas temos de aceitar”, disse Guardiola.

Em comparação com 2021, quando foi vice-campeão, a base segue a mesma, mas com um diferencial: o norueguês Haaland, artilheiro da Liga dos Campeões e decisivo nas oitavas, contra o RB Leipzig, e nas quartas, diante do Bayern de Munique. O centroavante está entre os cotados a conquistar a Bola de Ouro neste ano. De Bruyne, Gündogan, Jack Grealish e Rúben Dias também foram decisivos na campanha.

Do outro lado, a Inter tenta quebrar a sina de um clube italiano não conquistar a Liga dos Campeões desde 2010 -- quando ela própria realizou o feito, ao derrotar o Bayern de Munique. O momento coincide com uma fase positiva dos clubes italianos na Europa. Todas as finais europeias (Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência) tinham representantes do País na decisão, mas nenhum conseguiu alcançar a glória: na Liga Europa, a Roma foi derrotada nos pênaltis pelo Sevilla, enquanto a Fiorentina sucumbiu diante do West Ham.

“É normal o Manchester City ser favorito, é o melhor time do mundo e já o demonstrou. Também fizemos uma campanha fantástica. Queremos fazer história. Depois de 13 anos, estamos na final e queremos aproveitar a oportunidade. Vamos precisar de muito coração e muita mente”, afirmou o técnico Simone Inzaghi. O camisa 10 e capitão Lautaro Martínez é o grande nome de uma equipe que também conta com Dzeko, Lukaku e Brozovic. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)