Buscar no Cruzeiro

Buscar

Futebol de botão

Cidade estará representada no Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa

As partidas começam em junho, no Rio, e os escalados para a missão foram Alexandre Padilha, o Casão, e Di Cicco

25 de Maio de 2023 às 23:01
Thaís Marcolino [email protected]
Alexandre
Alexandre Padilha, o Casão (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (16/5/2023))

O Campeonato Brasileiro 2023 de Futebol de Mesa -- também conhecido como futebol de botão -- terá uma dupla representando Sorocaba e o São Bento pela primeira vez. As partidas começam em junho, no Rio de Janeiro, e os escalados para a missão foram Alexandre Padilha, o Casão, e Di Cicco.

“Até então jogávamos de forma amadora, mas agora é coisa séria. Desde que recebemos a confirmação da nossa participação, treinamos todos os dias e com alta performance. Tudo isso para representar bem o time e a cidade. Estamos preparados para dar o nosso melhor”, disse Casão, de 52 anos.

As vagas foram obtidas por intermédio do ranking estadual. Murilo está no 46º lugar, e Alexandre, em 66º. Ao todo, serão 128 atletas paulistas. Também foi necessária a inscrição da Liga Sorocabana de Futebol de Mesa (LSFM) na Federação Paulista da modalidade, efetivada em 2021, com suporte do São Bento.

Desde então, a equipe tem participado de diversas competições estaduais, principalmente o Paulista de Equipes Adulto (Série A, equivalente à primeira divisão), e torneios individuais, como “Pro”, “Open” e “Challenger”. O foco do São Bento é a modalidade 12 toques, regra mais difundida no Estado de São Paulo. Hoje, o time completo é formado pelos botonistas Betão, Casão, Robson, André Francis, Leo, Cesar Nunes e Di Cicco.

O jogo de botão foi criado em 1930, pelo brasileiro Geraldo Cardoso Décourt, mas foi apenas em 1985 que a modalidade passou a ser considerada esporte, já com os devidos campeonatos.

O campeonato

Realizado no shopping Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 11 de junho, o Campeonato Brasileiro terá 250 atletas que disputarão a modalidade 12 toques nas categorias Adulto, Máster e Sub-18. Os participantes serão divididos em chaves e, a cada vitória, o título fica mais próximo. (Thaís Marcolino)