Campeonato Brasileiro
Em crise, Corinthians desafia o Flamengo no Maracanã, pelo Brasileiro
É com esse retrospecto que o Timão visita hoje (21) o Flamengo, no Maracanã, às 16h
Desde a classificação sobre o Remo, pela Copa do Brasil, em 26 de abril, a torcida corintiana não comemora uma vitória no ano. Depois da saída de Fernando Lázaro e as chegadas de Cuca e Luxemburgo, o Corinthians dá sinais de fraqueza; no Brasileirão, o único triunfo aconteceu na estreia, diante do Cruzeiro. É com esse retrospecto que o Timão visita hoje (21) o Flamengo, no Maracanã, às 16h.
São seis jogos sem vencer — quatro derrotas e dois empates —, cinco destes com Luxemburgo no comando. Nas duas últimas partidas, contra São Paulo, pelo Brasileirão, e Atlético-MG, pela Copa do Brasil, a equipe foi dominada pelo adversário, em número de finalizações e posse de bola. “Acho que as mudanças que poderiam dar efeito diferente não deram o efeito esperado. A gente acerta e erra, faz parte do futebol”, defendeu-se o técnico, após o último revés.
O calendário do Corinthians em maio, com três competições — Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão —, já indicava que o caminho seria delicado, ainda mais após a segunda troca de comando técnico na temporada. Mas agora o time inicia uma sequência em que precisa dar resultados a seu torcedor, ainda mais por estar na zona do rebaixamento do Brasileiro.
Nesta temporada, o retrospecto do Corinthians fora de casa é longe de esperado. Quatro derrotas em quatro partidas pelo Brasileirão, além dos 2 a 0 para Remo e Atlético-MG, pela Copa do Brasil. O último triunfo como visitante foi ainda em abril, diante do Liverpool-URU.
Pressionado, Luxemburgo tenta lançar jovens talentos na equipe para garantir sua primeira vitória. Murillo, Matheus Araújo e Pedro ganharam espaço. Wesley, também vindo da categoria de base, foi essencial no empate com o São Paulo ao sofrer pênalti. “Uma vitória muda todo o ambiente. Toda a insegurança que está tendo. A perna fica pesada. Uma vitória muda totalmente. Não vamos perder todos os jogos”, disse Luxa.
Apesar desse discurso, é o pior início de Luxemburgo, em suas três passagens pelo Corinthians, e de um treinador alvinegro neste século. Com um aproveitamento de 13,4%, ele superou negativamente a marca de Tite, que sem sua primeira passagem em 2004 iniciou com três empates nas primeiras cinco partidas.
O Corinthians segue sem a presença de Renato Augusto, que segue se recuperando de lesão no joelho e deve retornar na partida de volta da Copa do Brasil, diante do Atlético-MG. Luxemburgo ainda tenta acertar o ataque do Corinthians e indicou que deve utilizar Róger Guedes pelas pontas e Yuri Alberto centralizado.
Já o Flamengo chega motivado para a partida após segurar o empate diante do Fluminense na terça-feira, pela Copa do Brasil. A partida também será a 300ª da equipe no Maracanã desde que o estádio foi reinaugurado para a Copa do Mundo de 2014. Pelo Brasileirão, o Flamengo venceu o Bahia, fora de casa, por 3 a 2, mas teve uma série de desfalques antes e durante a partida. Ausentes, Pedro e David Luiz voltaram a treinar com o elenco e podem ser opções para Sampaoli. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)
FLAMENGO X CORINTHIANS
Flamengo - Santos (Matheus Cunha), Wesley, Fabrício Bruno (David Luiz), Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Victor Hugo (Vidal), Arrascaeta e Everton Ribeiro; Everton Cebolinha (Pedro) e Gabigol. Técnico: Jorge Sampaoli
Corinthians - Cássio; Fagner, Gil, Murillo e Matheus Bidu (Fábio Santos); Roni (Paulinho), Fausto Vera e Maycon (Giuliano); Wesley (Adson), Yuri Alberto e Róger Guedes. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Árbitro - Rafael Rodrigo Klein (RS)
Horário - 16h
Local - Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Galeria
Confira a galeria de fotos