Buscar no Cruzeiro

Buscar

O professor voltou

Luxemburgo estreia para reorganizar o Corinthians e estabelecer a paz

Luxemburgo não era a primeira opção da diretoria. O clube tentou Tite e depois arriscou Mano Menezes

01 de Maio de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Técnico tem a missão de apagar diferentes
Técnico tem a missão de apagar diferentes "incêndios" (Crédito: RODRIGO COCA/AGÊNCIA CORINTHIANS)

Um dia depois de ser apresentado como técnico e comandar a primeira atividade em campo, Vanderlei Luxemburgo estreia hoje (2), às 21h, Neo Química Arena, pela Libertadores, com múltiplas obrigações diante do Independiente del Valle. A primeira é vencer depois da derrota na semana passada em casa para o Argentinos Juniors; a segunda é estabelecer a trégua com a torcida e recuperar o elenco emocionalmente depois dos protestos que levaram à demissão de Cuca.

Luxemburgo não era a primeira opção da diretoria. O clube tentou Tite e depois arriscou Mano Menezes, com contrato no Inter. Também chegou a sondar Roger Machado. Embora o nome do treinador ainda não tenha sido publicado pelo Boletim Informativo Diário (BID), o Corinthians já confirmou que ele estará no banco de reservas.

Para conseguir a vitória, necessária em função dos dois jogos que o time fará fora de casa nas próximas rodadas, Luxemburgo tem lições de casa na defesa e no meio. Os defensores vêm sofrendo com mudanças constantes na escalação. No último jogo, Murilo, de 20 anos, estreou. Os jogadores mais experientes, como Gil, Fábio Santos e Fagner, devem ser mantidos.

No meio, o novo treinador tem de resolver um problema que se arrasta desde a eliminação precoce no Campeonato Paulista: a falta de criatividade do time sem Renato Augusto. Na derrota para o Palmeiras, o técnico Danilo Andrade, que comanda o time sub-20, tentou recuar Róger Guedes para a função, mas não deu certo. Giuliano e Adson devem dividir o papel de armação. Esse é o ponto central para o time superar um rival bem armado, que bateu o Flamengo na final da Recopa Sul-Americana.

Luxemburgo não deve fazer grandes mudanças na escalação e focar no aspecto motivacional, destacando que a equipe fez um jogo razoável contra o Palmeiras, principalmente no segundo tempo. Experiente, o técnico sabe que não é o momento de cobrar, mas de incentivar.

O Corinthians está na segunda colocação do Grupo E, com três pontos. A equipe equatoriana vem logo atrás, com a mesma pontuação, mas com um gol a menos de saldo. O Argentinos Juniors lidera a chave, com seis pontos. Os dois primeiros avançam às oitavas de final enquanto o terceiro disputa os playoffs com equipes da Copa Sul-Americana.

Luxemburgo tem uma missão também com a torcida e o clima do estádio. Antes do clássico com o Palmeiras, Róger Guedes admitiu que o clima estava pesado. Tudo por conta da semana tumultuada que culminou no pedido de demissão de Cuca após a pressão de parte da torcida motivada pela condenação por violência sexual contra uma jovem de 13 anos em 1987 em Suíça.

O episódio causou fraturas até na equipe feminina, que passou a sofrer ameaças por protestar contra a chegada de Cuca. Luxa vai tentar apagar todos esses “incêndios” logo na estreia. (Estadão Conteúdo)


Corinthians X Independiente Del Valle

Corinthians - Cássio, Fagner, Gil (Murilo), Bruno Mendez e Fábio Santos; Fausto Vera, Maycon, Giuliano e Adson; Yuri Alberto e Róger Guedes. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Independiente - Ramírez; Carabajal, Schunke, Basso e Fernández; Pellerano, Sornoza, Ortíz, Cortez; Díaz e Hoyos. Técnico: Martín Anselmi

Árbitro - Piero Maza (Chile)

Local - Neo Química Arena

Horário - 21h