Crime
Rudiger, do Real Madrid, sofre insultos racistas da torcida do Cádiz
O zagueiro recebeu xingamentos logo após o seu clube vencer o adversário por 2 a 0, no sábado (15)
O futebol espanhol foi mais uma vez marcado por um caso de racismo neste fim de semana. A vítima, desta vez, foi o zagueiro Antonio Rudiger, do Real Madrid, logo após a vitória por 2 a 0 sobre o Cádiz no sábado (15). Após o fim do jogo no estádio Ramon de Carranza, o jogador alemão foi entregar sua camisa a um torcedor do Real Madrid, que estava em um setor misto, e recebeu insultos racistas de torcedores do Cádiz que estavam próximos.
Um vídeo divulgado nas redes sociais neste domingo (16) mostra o jogador do Real Madrid indo entregar sua camisa a um torcedor, quando começa a ouvir xingamentos racistas vindos do setor ao lado. Alguns objetos também foram arremessados contra Rudiger, que chega a "bater-boca" com aqueles que gritavam, antes de levantar os braços e entregar a camisa. Após isso, o defensor é afastado do local por membros do staff do Real Madrid.
O futebol espanhol tem sido palco de casos consecutivos de racismo na atual temporada, principalmente, contra o brasileiro Vinícius Júnior, companheiro de Rudiger no Real Madrid. O alemão chegou a defender o brasileiro publicamente há cerca de um mês.
Em abril, o atacante brasileiro testemunhou contra um torcedor do Mallorca acusado de chamá-lo de "macaco" durante uma partida. O mesmo torcedor foi acusado de insultar o meio-campista Samu Chukwueze, do Villarreal, em outra partida. Em seu depoimento, o torcedor admitiu as ofensas racistas dirigidas ao brasileiro e pediu perdão diante da juíza. Identificado pela polícia espanhola por vídeo, ele é investigado agora por crime de ódio. Ele foi multado em 4 mil euros, cerca de R$ 22 mil, foi banido do quadro de sócio-torcedor do Mallorca e está impedido de entrar em eventos esportivos por um ano.
A liga espanhola apresentou diversas denúncias formais às autoridades pelos insultos racistas contra Vinícius, algumas das quais foram arquivadas. O Valladolid, recentemente, suspendeu 12 sócios-torcedores enquanto investiga supostos insultos a Vinícius.
O primeiro julgamento na Espanha contra um torcedor por insultos racistas a um jogador de futebol está previsto para ocorrer este ano, em um processo contra um torcedor do Espanyol por insultar o atacante do Athletic Bilbao, Iñaki Williams, alguns anos atrás. (Estadão Conteúdo)