Buscar no Cruzeiro

Buscar

Esporte

Sorocaba sedia primeira etapa do Brasileiro de Motocross neste final de semana

Competição será realizada na antiga Fapis, na Rodovia João Leme dos Santos (km 103)

14 de Abril de 2023 às 19:39
Cruzeiro do Sul [email protected]
.
. (Crédito: Divulgação/ Vitoria Moto Clube Cross Sport)

Com tradição no esporte a motor, Sorocaba foi a escolhida para receber a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross 2023, reconhecida como maior campeonato de MX da América Latina. Os treinos livres começariam hoje (14), porém, foram cancelados devido às chuvas que atingiram a cidade. Eles serão remanejados para sábado, sem prejuízo para os participantes.

De acordo com a programação, neste sábado (15), os treinos livres e cronometrados acontecem a partir das 8h e a prova oficial às 15h10. No domingo (16) as corridas começam a partir das 10h. 

Realizada pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), neste ano, a competição conta com uma nova promotora, a Duas Rodas, que implantou um novo formato. Além das provas, o evento conta com uma série de atividades paralelas, como shows de música, apresentação de Freestyle e praça de alimentação. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias de Esporte e Qualidade de Vida, e de Governo.

Para o CEO da revista Duas Rodas, Marcio Saldanha, a expectativa é que o novo formato consiga trazer cada vez mais a família e os amigos para perto do esporte. “Estamos levando às etapas o mesmo conceito que começamos a entregar, em 2019, no Festival Interlagos, onde o visitante consegue ter uma experiência completa com o mundo das duas rodas”, explica. Outro conceito que a promotora está trazendo para a competição é o de colocar o Rodeo Lucky Friends como parceiro responsável pela gastronomia do evento e pela curadoria dos shows musicais, nos estilos country e rock.

Em Sorocaba, a pista foi montada no espaço da antiga Feira Agro, Pecuária e Industrial de Sorocaba – FAPIS - na Rodovia João Leme dos Santos, SP 264. O circuito conta com 1.630 metros, sendo 6 curvas para a esquerda e 9 para a direita, e um piso de características mistas, detalhe que exige uma boa técnica de pilotagem. Segundo a organização, são mais de 500 competidores das categorias MX1, MX2, MX3, MX2JR, MXJR, 50cc, 65cc, MXF, MX4, MX5 e Nacional.

Para a Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) a inovação é sempre bem-vinda. “Entendemos que o calendário abrangente promove uma leitura de público e de competidores de diferentes características. Quem ganha com a diversidade é o esporte, que começa a ganhar cada vez mais um espaço maior na sociedade”, explica Firmo Henrique Alves, presidente da CBM.

Confira os horários das provas e treinos 

Sábado (15): treinos livres e cronometrados a partir das 8h. Início das provas às 15h10

Domingo (16): treinos cronometrados a partir das 8h. Início das provas às 10h20 (Da Redação)