Copa Libertadores
Com reservas, Palmeiras abre campanha na Libertadores
Time que domina as principais estatísticas na Libertadores entre os brasileiros, o Palmeiras começa hoje (5) sua jornada na competição sul-americana, às 21h30. O primeiro adversário do tricampeão continental é o Bolívar, em La Paz, na Bolívia, no estádio Hernando Siles, a mais de 3.600 metros do nível do mar.
O clube divide as atenções com a final do Paulistão. Como perdeu o primeiro jogo da decisão do Estadual para o Água Santa, a finalíssima passou a ser prioridade. Por isso, os principais jogadores do elenco nem viajaram à Bolívia e o time jogará na altitude com reservas e jovens atletas. Do time que enfrentou o Água Santa em Barueri, somente o volante Gabriel Menino e o atacante Breno Lopes estão com o elenco na capital boliviana.
Artur e Richard Ríos, os dois reforços recém-contratados, são as principais novidades. O atacante deve ser titular e fazer a reestreia em sua volta três anos depois de ser negociado com o Bragantino. O volante, que veio do Guarani, começa entre os reservas.
Dos 23 relacionados, 15 são formados nas categorias de base: Vinicius Silvestre, Kaique, Garcia, Vanderlan, Ian, Michel, Naves, Fabinho, Gabriel Menino, Jhon Jhon, Pedro Lima, Luis Guilherme, Artur, Giovani e Kevin.
Ao entrar em campo em solo boliviano, o Palmeiras se tornará isoladamente o time brasileiro com mais participações consecutivas na história da Libertadores. Passará o São Paulo ao chegar a oito edições seguidas. A equipe defende uma invencibilidade de 49 anos em estreias no torneio continental.
No total de participações, o Palmeiras é líder isolado e chegará a 23. Em número de jogos, ocupa a primeira colocação com 222 partidas. Também é o recordista geral de invencibilidade na Libertadores (18 jogos entre 2021 e 2022), entre outros recordes. Entre os clubes brasileiros, tem três títulos, ao lado de Flamengo, Grêmio, São Paulo e Santos.
O Palmeiras está no Grupo C da Libertadores e tem, além do Bolívar, Barcelona de Guayaquil (Equador) e Cerro Porteño (Paraguai) como rivais. A equipe enfrentou o time boliviano recentemente. Em 2020, ainda sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, fez 2 a 1 em La Paz e goleou por 5 a 0 em São Paulo. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)
BOLÍVAR-BOL X PALMEIRAS
Bolívar-BOL - Lampe; Jesus Sagredo, Ferreyra e Jose Sagredo; Justiniano; Bejarano, Villamil, Vaca e Roberto Fernández; Ronnie Fernández e Chavez Cruz. Técnico: Beñat San José
Palmeiras - Marcelo Lomba; Mayke, Luan, Naves e Vanderlan; Gabriel Menino, Fabinho e Artur; Giovani (Mayke), Breno Lopes e Flaco Lopez. Técnico: Abel Ferreira
Árbitro - Alexis Herrera (Venezuela)
Horário - 21h30
Local - Estádio Hernando Siles, em La Paz, na Bolívia