Paixão estampada
Colecionadores de camisas de futebol fazem encontro em Sorocaba
O encontro proporcionou, além de muita "resenha", venda e troca de camisas
Apaixonados por futebol tiveram a chance de resgatar memórias do clube de coração no 4º Encontro de Colecionadores de Camisas de Clubes do Estado de São Paulo, que ocorreu ontem (18) em Sorocaba. Ao todo, o público que compareceu ao evento pôde conferir 13 expositores com camisas, faixas, troféus e prêmios de diversos times do interior paulista, como o São Bento e do Ituano. O encontro proporcionou, além de muita “resenha”, venda e troca de camisas. Houve, também, sorteios entre os participantes.
“A ideia é rodar o interior contando a sua história através dos times de futebol. E é muito gratificante o contato com o público, porque acabamos trazendo peças raras, como itens de título, de atletas consagrados, camisas oficias de jogos importantes e são produtos que, geralmente, não é vendido em lojas. Aqui é a reunião de relíquias e quem vem fica encantado”, contou Marcelo Sampaio, um dos organizadores do evento e colecionador de materiais esportivos do Ituano.
A possibilidade de conhecer peças raras e cheias de história levou a família de Leonardo Soares Giavani a conferir a exposição pela primeira vez. “Gosto bastante de camisas de futebol e ver de perto as de décadas passadas, por exemplo, é muito legal. Tem algumas do São Bento que são bem difíceis de achar e sentir o material delas é algo mágico”, disse o técnico de segurança do trabalho de 27 anos.
Para a esposa do são-bentista, Larissa Giavani, a descoberta de que, em outros tempos, as camisas eram de algodão e que muitos detalhes, como o escudo, eram bordados à mão, a encantou. “Aos pouquinhos estou entrando no mundo dele, mas estou achando incrível. Essas curiosidades é o que mais me fascina”, explicou.
Apesar do foco ser os times do interior, também teve “grande” da Capital representado, como o Corinthians. O Sérgio Henrique de Oliveira é colecionador há muitos anos do time de Itaquera e acredita que a experiência “só agrega, porque um assunto puxa e outro e, quando vemos, estamos todos conversando e trocando experiências e história”. Entretanto, clubes de outros países também marcaram presença, como Real Madrid, Barcelona, Chelsea, entre outros.
Segundo Sampaio, o quinto encontro deve ocorrer no segundo semestre de 2023, em cidade “a definir”. (Thaís Marcolino)