Paulistão 2023
Sem Renato Augusto, Corinthians enfrenta Ituano neste domingo (12)
Sem Renato Augusto, o Corinthians ainda não venceu uma partida sequer neste ano. Diante do Ituano, hoje (12), pelas quartas de final do Paulistão, a equipe de Fernando Lázaro precisará quebrar esse tabu para seguir em frente em busca de seu primeiro título desde 2019. A partida acontece na Neo Química Arena, às 16h (horário de Brasília).
Renato Augusto é um dos principais jogadores do time desde que retornou ao Brasil, em 2021. Nesta temporada, disputou 10 partidas, marcou um gol e deu três assistências. Os números não impressionam, mas o desempenho da equipe sim. Nos três únicos jogos em que não esteve presente entre os titulares, o Corinthians tem um retrospecto de duas derrotas (contra o Red Bull Bragantino e o São Bernardo) e um empate (diante da Inter de Limeira).
Nas três partidas em questão, o Corinthians saiu de campo sem marcar um gol sequer. Além disso, quando somadas, a equipe acertou apenas seis finalizações nesses jogos -- média de duas por partida. Em toda competição, o time alvinegro tem o terceiro melhor ataque, com 19 gols -- fica atrás apenas de São Paulo (23) e São Bernardo (21).
Sem o meia, Lázaro ainda não definiu seu substituto imediato. Na última partida contra o Santo André, na qual Renato teve uma lesão de grau 1 no joelho, Paulinho entrou em seu lugar, ainda no primeiro tempo. O volante, que se recupera de uma lesão no ligamento do joelho, marcou um dos gols na vitória por 3 a 1 e é o mais cotado a substituir o camisa 8.
Além dele, Maycon, que também se recupera de lesão, entrou no segundo tempo da última partida. Com funções diferentes, ele é outra opção para a vaga de Renato Augusto, ao lado de Fausto Vera, que ganha minutos em campo desde que retornou ao grupo após se recuperar de lesão no tornozelo. O volante, inclusive, foi titular diante do Santo André.
Da equipe que iniciou a última partida, Cássio, Fagner e Adson voltam à equipe titular. Contra o Santo André, Lázaro optou por poupar seus atletas, que estavam pendurados. A partir das quartas de final a FPF zera os cartões amarelos, mas caso recebessem mais uma advertência na última rodada perderiam a primeira rodada do mata-mata.
Tabu
Adversário deste domingo, o Ituano é a equipe com a pior campanha entre os classificados às quartas de final do Paulistão: 12 pontos e a 12ª colocação geral da competição. Além disso, a última vitória da equipe do interior diante do Corinthians foi há 16 anos, em 2007 -- ano do rebaixamento do time alvinegro à Série B do Brasileirão.
Mas o astral do Ituano mudou da água para o vinho. Após flertar até a última rodada do Paulistão com o rebaixamento, o clube teve uma reação surpreendente depois da chegada do técnico Gilmar Dal Pozzo. A vitória com autoridade, por 3 a 0, sobre o Santos no último domingo, além de garantir vaga na elite estadual, deu ao clube de Itu o direito de disputar as quartas de finais contra o Corinthians.
O clima está leve também pela classificação para a segunda fase da Copa do Brasil, ao empatar em 1 a 1, com o Princesa de Solimões-AM. O clube agora encara o Ceará, por uma vaga na terceira fase e por uma premiação de R$ 2,1 milhões. O jogo será disputado em Itu na próxima quarta-feira (15) e parece mais importante para o clube neste momento.
Dal Pozzo terá a volta do zagueiro Frazan, que cumpriu suspensão contra o Santos, e do meia Lucas Siqueira, que retornou de lesão e jogou 20 minutos contra o time da baixada santista. (Estadão Conteúdo)
CORINTHIANS X ITUANO
Corinthians - Cássio; Fagner, Gil, Bruno Méndez e Fábio Santos; Roni (Fausto Vera), Giuliano, Paulinho (Maycon) e Adson; Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Fernando Lázaro
Ituano - Jefferson Paulino; Raí Ramos, Frazan, Bernardo e Mário Sérgio; Marcelo Freitas, André Luiz e Eduardo Person; Paulo Victor, Rafael Silva e Gabriel Barros. Técnico: Gilmar Dal Pozzo
Árbitro - Raphael Claus
Local - Neo Química Arena
Horário - 16h
Galeria
Confira a galeria de fotos