Paulistão 2023
Santos recebe Corinthians na Vila neste domingo (26)
Confiando em Lucas Lima, Peixe busca primeira vitória em clássicos contra o "invicto" Timão
Aliviado e mais confiante depois de duas vitórias seguidas, com boas atuações de Lucas Lima, o Santos desafia o Corinthians hoje (26), às 16h, na Vila Belmiro em busca de sua primeira vitória em clássicos em 2023. A situação é oposta à do time de Fernando Lázaro, que não perdeu para seus principais rivais na temporada: ganhou do São Paulo e empatou com o Palmeiras. O duelo é válido pela 11ª rodada do Campeonato Paulista.
Os clubes deixaram a rivalidade do campo de lado e fizeram uma parceria para arrecadar recursos para ajudar as vítimas das fortes chuvas que deixaram mais de 4 mil desabrigados no litoral norte do Estado. A campanha “Juntos pelo Litoral” vai leiloar a camisa dos 11 titulares de cada equipe, todas autografadas e com lances a partir de R$ 800,00, com o dinheiro todo sendo encaminhado para as cidades de São Sebastião e Bertioga, as que mais sofreram com desabamentos, alagamentos e falta de abastecimento.
Antes flertando com o rebaixamento, o Santos, agora, pode ficar próximo de conquistar a classificação ao mata-mata do Estadual, feito que não consegue desde 2020, se vencer o clássico. Em 2021 e 2022, o time não só não se classificou como lutou para escapar do rebaixamento. A equipe da Baixada Santista tem 13 pontos no Grupo A, o mais embolado dos quatro do Estadual.
“Temos uma decisão. É continuar sendo maduro e equilibrado”, resumiu o técnico Odair Hellmann, contente com a sequência de três partidas sem perder que lhe deu tranquilidade para continuar o trabalho e tirou, por ora, a condição de ameaçado no cargo.
O time apresentou evolução com Lucas Lima, cuja contratação suscitou críticas pela postura do atleta depois de deixar o Santos e acertar com o Palmeiras em 2017. Em crise técnica, a equipe, porém, mostrou precisar do meio-campista, assim como foi benéfica para ele a proposta para retornar. Ele deu três assistências nos últimos dois jogos e tem justificado o investimento para trazê-lo de volta.
“A rapaziada me recebeu super bem”, disse Lucas Lima. “Acho que no futebol clima bom é clima de vitória. Fica bem mais fácil. O clima está melhor. Agora precisamos de uma sequência e continuar trabalhando”.
O Corinthians joga em paz, sem peso. Líder do Grupo C, com 18 pontos, já está classificado à próxima fase. A ideia é ganhar o clássico e o último jogo da fase inicial, contra o Santo André, para se posicionar entre as melhores campanhas.
Individualmente, o técnico Fernando Lázaro almeja encerrar a fase de grupos de seu primeiro torneio como técnico com a mesma campanha conquistada por Fábio Carille em 2017, ano em que o Corinthians acertou pela última vez com um técnico “prata da casa” e venceu o Paulistão.
Róger Guedes é a aposta dos corintianos. O atacante vive sua melhor fase desde que chegou. Mais maduro, tem sete gols e divide a artilharia do torneio com Galoppo, do São Paulo. “Ele tem característica forte de definição. É toda uma etapa que o time está potencializado uma virtude dele que é a finalização”, elogiou Fernando Lázaro. (Estadão Conteúdo)
SANTOS X CORINTHIANS
Santos - João Paulo; João Lucas, Maicon, Joaquim e Felipe Jonatan; Rodrigo Fernández, Vinícius Balieiro e Lucas Lima; Mendoza, Ângelo e Marcos Leonardo. Técnico: Odair Hellmann
Corinthians - Cássio, Fagner, Gil, Bruno Méndez e Fábio Santos; Roni, Giuliano, Renato Augusto e Adson; Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Fernando Lázaro
Árbitro - Edina Alves Batista
Local - Vila Belmiro
Horário - 16h
Galeria
Confira a galeria de fotos