Buscar no Cruzeiro

Buscar

Paulistão 2023

Em situações difíceis, Santos e Portuguesa duelam na Vila Belmiro

18 de Fevereiro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Após reestreia, Lucas Lima deve ser titular
Após reestreia, Lucas Lima deve ser titular (Crédito: RAUL BARETTA / SANTOS FC (9/2/2023))

O Santos começou mais um ano sem mostrar competitividade e, menos de um mês após o início da atual temporada, já tem de lidar com uma forte carga emocional transferida para dentro de campo. Mas terá de controlar esse sentimento para superar a Portuguesa, hoje (19), às 16h, na Vila Belmiro, pela décima rodada do Paulistão. Após o duelo, restarão apenas duas partidas pela primeira fase do estadual, contra o Corinthians, também na Vila, e diante do Ituano, em Itu.

O Santos venceu apenas dois jogos, empatou quatro e perdeu três, somando dez pontos, na última colocação do Grupo A. Ainda tem chances matemáticas de ir às quartas de final, mas a distância de quatro pontos para os líderes RB Bragantino e Botafogo-SP torna a missão bastante difícil. Outro risco é o do rebaixamento.

O time santista tem recebido uma forte pressão da torcida e ainda vem sofrendo com uma série de desfalques. O técnico Odair Hellmann vem testando diferentes formações, seja para suprir desfalques ou por opção tática, mas não consegue dar um padrão ao time. “Minha ideia de jogo e time não se repetiu. Jogamos nove jogos em 32 dias, perdendo quatro ou cinco jogadores da espinha dorsal da nossa ideia. Aos poucos, estamos tentando construir. Você perde a espinha dorsal, chegam jogadores no espaço final, cada um com sua individualidade física e técnica. É um time que está tentando se construir em um campeonato muito difícil”, disse.

A estreia de Lucas Lima, no empate por 1 a 1 diante do Santo André, deu alguma vida ao meio de campo, pois rendeu lances de perigo. Embora não tenha sido o suficiente para conseguir uma vitória, trouxe esperança de evolução para a reta final do estadual. Após escalar o time com um trio de zagueiros, formado por Joaquim, Bauermann e Maicon, com Felipe Jonatan (de volta após se recuperar de lesão) e Nathan nas alas, o treinador terá novamente o lateral-direito João Lucas e o lateral-esquerdo Lucas Pires à disposição hoje. Ambos cumpriram suspensão no jogo anterior. A tendência é que Felipe continue pela esquerda e João Lucas tome o lugar de Nathan, com o 3-5-2 desfeito.

O adversário não cruza o caminho do Peixe há pouco menos de dez anos. O último embate, em outubro de 2013, pelo Brasileirão, terminou com vitória por 3 a 0 para a Portuguesa, no Canindé. Depois de um longo caminho para se reerguer no Estadual, enquanto segue presa no limbo das competições nacionais, a Lusa voltou à 1ª divisão de São Paulo neste ano e luta para não cair novamente.

Com apenas seis pontos (uma vitória, três empates e cinco derrotas), o time rubro-verde está em penúltimo lugar e pode se complicar muito na briga contra o rebaixamento caso saia derrotado da Vila Belmiro. A má fase levou à demissão do executivo de futebol Toninho Cecílio após o empate por 1 a 1 com a Ferroviária. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)

SANTOS X PORTUGUESA

Santos - João Paulo; Maicon (Mendoza), Eduardo Bauermann e Joaquim; João Lucas (Nathan), Dodi, Sandry, Lucas Lima e Felipe Jonatan; Ângelo e Marcos Leonardo. Técnico: Odair Hellmann

Portuguesa - Thomazella; Pará, Patrick, Robson Júnior (Naldo) e Thallyson; Marzagão, Madison e Tauá; João Victor, Paraízo e Gustavo Ramos (Richard ou Lucas Nathan). Técnico: Gilson Kleina

Árbitro - Raphael Claus

Horário - 16h

Local - Vila Belmiro, em Santos