Kickboxing
Sorocabano ganha título na Croácia
O atleta sorocabano Lucas Rafael Ferraz dos Santos, de 20 anos, conquistou, no último fim de semana (11 e 12), o cinturão de campeão da categoria 81 kg da Copa Europeia de Kickboxing, em Karlovac, na Croácia, lutando contra atletas da Alemanha e da Bósnia. Ele foi um dos 11 brasileiros no ringue e o único representante da Liga Sorocabana de Kickboxing (LSKB).
Morador do Parque São Bento, Lucas tem sido destaque nas maiores competições do Brasil e decidiu dar um passo a mais em sua carreira: o primeiro evento fora do País. “Fiquei muito feliz com o resultado dessa competição e, agora, vou treinar muito para trazer o título de campeão mundial de kickboxing para casa”, comenta. “A conquista do Lucas é a realização de um sonho que eu tinha de lutar fora do País, mas não realizei, porque, na minha época, era tudo mais difícil. O Lucas, conquistando esse título, fez com que meu sonho fosse realizado”, diz o treinador Waldir de Mello, muito orgulhoso.
Waldir deixa claro que Lucas é novo e tem muitos pódios para subir ainda. “Agora que o kickboxing virou modalidade olímpica, eventos, como o Mundial, em novembro, serão o caminho para que, não só o Lucas, mas outros atletas sorocabanos representem o País nas Olimpíadas de 2028, em Los Angeles”, conclui o técnico. O Mundial de Kickboxing acontece entre os dias 17 e 26 de novembro, em local a ser definido.
Sorocaba é polo nacional do kickboxing. Nas premiações por equipe, a LSKB costuma figurar sempre entre as três primeiras colocadas, em todas as categorias. Vale lembrar que a cidade já possui um campeão mundial de Kickboxing, o lutador Felipe Micheletti, que conquistou o título em 2016, na Rússia.
A LSKB é uma equipe filiada à Confederação Brasileira de Kickboxing (CBKB) e à Associação Mundial de Organizações de Kickboxing (Wako) e conta com a parceria da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), representando a cidade em campeonatos oficiais. (Da Redação, com Secom Sorocaba)