Buscar no Cruzeiro

Buscar

Iluminação reprovada

Por deficiência do CIC, São Bento jogará à tarde durante a semana

Prefeitura já se antecipou para a troca de todas as lâmpadas queimadas e alinhamentos de todos os refletores

11 de Janeiro de 2023 às 00:01
Eric Mantuan [email protected]
Em vistoria, índice de luminância dos refletores ficou abaixo do exigido pela Federação Paulista de Futebol (FPF)
Em vistoria, índice de luminância dos refletores ficou abaixo do exigido pela Federação Paulista de Futebol (FPF) (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A Federação Paulista de Futebol (FPF) negou o pedido de alteração de horários dos jogos do São Bento contra Santo André e Inter de Limeira, nos dias 17 e 26 de janeiro, duas terças-feiras, pela segunda e quarta rodadas do Paulistão, devido ao fato do estádio Walter Ribeiro (CIC) “não atender aos requisitos estabelecidos no Caderno de Encargos do Departamento de Infraestrutura de Estádios da FPF”.

A informação foi divulgada ontem (10) pelo Azulão, ao confirmar a realização dos dois jogos para as 15h30. O horário, no meio da tarde e durante a semana, deve impactar negativamente na presença do público e na renda das partidas.

Conforme a resposta da FPF enviada ao São Bento, uma vistoria técnica em 6 de junho de 2022 mediu a luminância do sistema de iluminação do CIC em 173 lux na horizontal, número aquém do necessário para a realização de partidas noturnas.

Os jogos contra Guarani (dia 11/2, às 19h) e São Paulo (18/2, às 18h30), em dois sábados, só vão poder acontecer à noite “única e exclusivamente por solicitação dos detentores de direitos da competição”, a fim de atender à grade de transmissão de YouTube e TNT. “A produção da transmissão destas partidas conta com maior estrutura, que tentam compensar em parte a falta da iluminação adequada”, afirma a FPF.

A nota, assinada por Cristina Abreu, da diretoria de competições da entidade, informa ainda que, “assim que a iluminação do estádio estiver adequada e atenda aos parâmetros previstos no Caderno de Encargos do Departamento de Infraestrutura de Estádios da FPF”, a entidade poderá atender à demanda do clube e futuramente agendar partidas nos horários noturnos.

O São Bento informou, ainda, que a sua diretoria executiva trabalhou fortemente em parceria com a Prefeitura de Sorocaba (proprietária do estádio) para atender todas as exigências colocadas para realização dos jogos em Sorocaba, conseguindo viabilizar quase todos os itens da lista -- como manutenção do gramado e melhoria nos bancos de reserva, além dos laudos de vistoria.

Apenas a melhoria na iluminação, que por falta de tempo hábil para realização de projeto e execução, ficou pendente. “A nova iluminação demanda uma quantidade muito maior de refletores, possivelmente até com substituições dos postes atuais, ou inclusão de novos postes”, adianta a nota.

Ainda conforme o clube, a Prefeitura já se antecipou para a troca de todas as lâmpadas queimadas e alinhamentos de todos os refletores; porém, mesmo assim, a nova vistoria não atendeu à necessidade mínima da competição.

Já a Prefeitura de Sorocaba informou que, em dezembro, a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav) já havia providenciado melhorias no sistema de iluminação do CIC, fazendo com que o estádio atingisse sua potência máxima de luminescência, atendendo a todos os padrões exigidos para sediar partidas também à noite.

“Porém, houve mudanças nas diretrizes da Federação Paulista de Futebol (FPF), ampliando as normas de iluminação para a realização de partidas à noite e com transmissão televisiva. Diante disso, a Sequav está providenciando também essas novas adequações e melhorias no sistema de iluminação, a fim de atender igualmente às mais recentes exigências. Inclusive, já estão sendo feitos orçamentos de materiais e de custeio dos serviços, previstos para serem executados o mais rapidamente possível”, continua o texto. (Eric Mantuan)