Copa do Mundo
Messi bate recorde e ganha Bola de Ouro

Protagonista do título da Argentina, Lionel Messi tornou-se recordista em partidas disputadas na Copa do Mundo, com o total de 26 jogos, e foi eleito o craque da Copa do Mundo 2022, superando o também atacante Kylian Mbappé, da França, e o meia croata Luka Modric. Em 2014, no Brasil, o argentino também levou o prêmio, apesar da perda do título para a Alemanha. O camisa 10, aliás, é o primeiro jogador de uma seleção campeã a ser eleito o craque da Copa desde o brasileiro Romário, em 1994, nos Estados Unidos.
Apesar do vice, Mbappé foi o artilheiro da competição no Catar, com oito gols, ganhando a Chuteira de Ouro. Quis o destino que o confronto de gerações entre o rei dos últimos anos e aquele que parece ser o seu sucessor ocorresse justamente no país que os uniu como companheiros após a compra do Paris Saint Germain, onde ambos jogam atualmente.
Messi garantiu que ainda quer jogar mais algumas partidas com a seleção argentina. “O que vai acontecer depois disso?”, perguntou-se Messi na zona mista. “Obviamente queria encerrar minha carreira com isso, não posso mais pedir mais nada”, disse. O “E.T.” destacou o quanto lutou na carreira e que a Copa veio “quase no final”, em seu quinto Mundial. “Mas por outro lado, adoro futebol, adoro o que faço (...) E obviamente quero continuar a viver mais alguns jogos sendo campeão do mundo”, afirmou.
O técnico da seleção da Argentina, Lionel Scaloni, disse que manterá a camisa de Lionel Messi pronta caso o capitão queira jogar a próxima Copa do Mundo. “Acho que devemos manter a camisa 10 preparada para a próxima Copa do Mundo, se ele (Messi) quiser jogar”, disse, em entrevista coletiva. “Ele conquistou o direito de fazer o que quiser da carreira. O que ele transmite aos companheiros é incrível. Nunca vi uma pessoa tão influente no vestiário.”
Outros dois argentinos foram condecorados pela Fifa. O goleiro Emiliano Martínez levou o Luva de Ouro, e o meia Enzo Fernández, por sua vez, foi escolhido o destaque jovem da competição. Já a seleção da Inglaterra ganhou o troféu Fair Play, prêmio dado à equipe mais disciplinada do Mundial. (Da Redação, com Agência Brasil e AFP)